São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os caminhos da integração

ÉLBIO FERNANDEZ MERA

Cada vez mais, a tendência do mercado imobiliário é a de trabalhar em parcerias, num sistema de total integração. Essa tendência, inclusive, já é dominante, e isso não apenas em nível interno, mas também externo.
É como se, de repente, todos descobrissem que a máxima "a união faz a força" ainda prevalece e absorvessem totalmente esse conceito, agora visando não apenas a sobrevivência profissional e empresarial, mas também o seu desenvolvimento.
As parcerias, não é de hoje, vêm redesenhando positivamente o mercado. Importante, porém, é ressaltar que, como nunca, esse espírito está dentro das empresas.
Pela união de seus funcionários, essas empresas estão adquirindo nova "alma". O trabalho em equipe, fortemente estimulado pelos programas de qualidade total que o mercado está desenvolvendo, dissemina o compromisso comum de conquistar sucesso.
Essa alma, inclusive, está fielmente retratada nos vencedores do Prêmio Master Imobiliário 96. Os representantes de todas as categorias vencedoras creditaram o Master Imobiliário a essa filosofia, bem como às parcerias.
Um exemplo é o da Prefeitura Municipal de Praia Grande (litoral paulista) -agraciada com o prêmio especial do júri-, que está promovendo a renovação da orla em conjunto com várias empresas do setor privado.
Também no que concerne às alianças com o mercado imobiliário internacional, os resultados apresentados e projetados são mais que animadores.
A visita ao Brasil, neste mês, de missão comercial da Fiabci/Mundial (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) reiterou que esse é o melhor caminho a ser trilhado.
Empresários de países como Estados Unidos, Canadá, Nigéria, França, África do Sul e Alemanha, entre outros, ficaram entusiasmados com a excelência dos empreendimentos imobiliários brasileiros. E também entusiasmaram o empresariado nacional ao sinalizar com a possibilidade de realizar joint ventures e outras formas de associação.
Esses são claros sintomas de que a globalização alcançou definitivamente o Brasil, impondo-nos a responsabilidade de aproveitar esse processo por meio de trabalho competente e criativo.
Finalmente, cumpre destacar as parcerias do mercado imobiliário nacional e internacional com o poder público e também com o universo acadêmico.
Em ambos os casos, a sinergia é cada vez maior, comprovada nas ações governamentais relacionadas ao desenvolvimento urbano e nos cursos de especialização criados exclusivamente para o setor imobiliário, realizados tanto no Brasil como no exterior.
Assim, tudo converge para a necessária integração entre aqueles que, direta ou indiretamente, influenciam a vida das pessoas.
Para nós, agentes da indústria imobiliária, essa é a via da evolução, pela qual poderemos produzir mais e melhor, atendendo e satisfazendo as necessidades de nossos clientes e, com isso, beneficiando a coletividade.

Texto Anterior: Mais de 110 imóveis vão a leilão
Próximo Texto: Casal investe para escapar do trânsito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.