São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aluguel é maior atrativo para investidor

DA REPORTAGEM LOCAL

Os principais agentes no mercado de imóveis comerciais são, sobretudo, investidores que pretendem alugá-los no futuro.
Nos últimos meses, porém, a evolução dos preços do aluguel comercial tem sido tímida em quase toda a cidade de São Paulo, segundo levantamento do Datafolha.
A exceção é a região próxima à avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e à marginal Pinheiros, na zona sul, onde o aluguel comercial variou 40,13% de janeiro a agosto.
No Centro Novo e Santa Cecília, por sua vez, foi registrada queda de 7,99% nesse período. Em outras regiões que têm recebido lançamentos, como os Jardins e a avenida Brigadeiro Faria Lima (na zona oeste), a variação foi de -2,93% e 4,98%, respectivamente.
Ou seja, não há grandes sobressaltos no setor. Mesmo a valorização do aluguel na região da Berrini e marginal pode ser relativizada.
Tecnologia e preço
O consultor Paul Weeks, da Bolsa de Imóveis de São Paulo, afirma que, nesse caso, a variação se deve à melhoria da qualidade dos imóveis que estão sendo entregues.
É que a região concentra grande número de novos edifícios que trazem tecnologia de ponta, o que encarece o preço da construção e, como consequência, o do aluguel.
Por isso, a variação superior a 40% nem sempre representa aumento do rendimento de quem possui imóveis alugados na região.
Mas há incorporadores confiantes de que o rendimento do aluguel continuará atraindo investidores.
"Trabalhamos com uma estimativa de rendimento de 1,5% sobre o preço do imóvel", diz Marco Dal Maso, da construtora Mário Dal Maso, a respeito do Blue Office Tower, que está sendo construído na Chácara Flora (zona sul).
Ele afirma que 80% das vendas realizadas no empreendimento têm investidores como clientes.

Texto Anterior: Edifícios oferecem novas tecnologias
Próximo Texto: Crescem prazos de pagamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.