São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996 |
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Altman lembra a infância em "Kansas City"
AMIR LABAKI
A Kansas City do jovem Altman é um oásis regado à álcool e movido a jogo e violência em plena depressão pós-1929. Reina a polarização entre um mundo oficial, branco e corrupto, dominado pela máfia, e outro, mais paralelo do que subterrâneo, negro e também corrupto, em que convivem escroques e deuses do jazz. Um drama policial do primeiro universo estruturado a partir da musicalidade do segundo resume o projeto de Altman. "A idéia era fazer do filme uma peça de jazz", diz. Para reconstituir a atmosfera da época, Altman mesclou personagens reais e imaginários. O enredo é simples: uma jovem operadora de telégrafo (Jennifer Jason Leigh) sequestra a esposa (Miranda Richardson) de um assessor do presidente Roosevelt, visando libertar seu marido ladrão (Dermot Mulroney) das mãos do chefe dos gângsteres (Harry Belafonte). O filme jazzístico de Altman jamais convence totalmente. A trama central derrapa no solo dissonante de Leigh. O ritmo fílmico não se deixa contaminar pela deliciosa música incessante. Cinema e música dialogam em raros momentos, em particular nos monólogos racistas do chefão Belafonte. "Kansas City" encanta sobretudo durante as "jam sessions" catalisadas por Altman em homenagem à trilha de sua infância. James Carter, Joshua Redman e Ron Carter são alguns dos magos do jazz que marcam presença, saudando a herança de Countie Basie, Coleman Hawkins e Lester Young, entre outros. Essas participações especiais destacam-se mais aqui do que no documentário musical ("Jazz'34: Remembrance of Kansas City Swing", "Jazz 34: Lembranças do Ritmo de Kansas City") rodado simultaneamente e lançado no último festival de Veneza. Apesar de tudo, é no registro ficcional que Altman recupera melhor os sons e as imagens de suas primeiras lembranças. Filme: Kansas City (EUA, 1996) Direção: Robert Altman Com: Jennifer Jason Leigh, Harry Belafonte, Miranda Richardson, Steve Buscemi, Dermot Mulroney Quando: hoje, às 19h, e amanhã, às 15h Onde: Espaço Unibanco de Cinema - sala 2 (r. Augusta, 1.475/1.470, tel. 288-6780) Texto Anterior: Saiba tudo sobre o Antarctica Artes com a Folha Próximo Texto: "Como Nascem os Anjos" , de Murilo Salles, retrata a infância armada Índice |
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