São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
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Produto deve estar em evidência

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para Celso Rafael, da Character, os empresários que querem entrar no mercado de licenciamento devem observar qual será o momento em que o personagem estará em evidência.
Marcos Saraiva, da licenciadora Marcas, diz ainda que o apelo do personagem faz com que o produto seja reconhecido nas prateleiras. Com isso, torna a empresa conhecida e aumenta as chances de colocação do produto no mercado.
"Hoje, as empresas de licenciamento, além de buscar novos clientes, fechar contrato com a empresa e fornecer as artes -para serem estampadas nos produtos-, estão preocupadas em fornecer apoio na distribuição e divulgação desses novos produtos", afirma.
Para isso, diz ele, elas estão buscando espaços diferenciados para os produtos dos personagens que licenciam.
"Estão estudando a implantação de quiosques com todos os produtos de um determinado personagem, em um mesmo local, que pode ser um magazine ou supermercado", diz Saraiva.
Riscos
Empresas licenciadoras lembram que a indústria corre risco se o personagem deixar de aparecer na TV. Isso porque as empresas de licenciamento não controlam a exibição.
Isso só pode ser minimizado se o personagem aparecer em outros veículos, como jornais ou revistas.

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