São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os lançamentos do mercado

Crianças respondem por 90%

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O empresário tem muitas opções de personagens para estampar em roupas, alimentos, canetas, copos e brinquedos.
Entre as que estão chegando ao mercado, encontram-se os personagens da série Peter Rabbit, da escritora inglesa Beatrix Potter.
A série, que se transformou em desenho animado, está sendo comercializada pela empresa licenciadora Mundial.
Só para se ter uma idéia do potencial do negócio, apenas o livro "O Conto de Peter Rabbit" vendeu 80 milhões de exemplares em 25 idiomas. Em todo o mundo, a sua linha de produtos fatura US$ 315 milhões por ano.
No final deste ano serão lançadas as fitas de vídeo com o seriado.
Personagens nacionais
As empresas nacionais que geralmente procuram parceiros estrangeiros estão buscando agora figuras nacionais de destaque.
Outra mudança significativa no segmento é que as empresas estão atrás de produtos voltados para adolescentes e adultos. Hoje, 90% dos personagens são voltados para o público infantil.
A Character, que já comercializa as séries "Goosebumps" e "Beavis e Butt-Head", está começando a trabalhar com os desenhos da Turma do Bardahl.
A empresa vende também personagens de videogame, como "Street Fighter", "Mortal Kombat" e "Sonic".
Novidade
A Character se prepara para o lançamento, em 8 de outubro, dos personagens do videogame "Dark Stalkers".
Os clássicos "Fantasma" e "Homem-Aranha" também estão recebendo tratamento especial para relançamento. O primeiro ganhará longa-metragem no final do ano. O segundo terá episódios inéditos na televisão.
"Com isso, pretendemos alavancar as vendas de todos os produtos que forem lançados com esses personagens", afirma Celso Rafael, diretor da empresa.
Além das crianças, ele aposta nos produtos direcionados para adolescentes e adultos.
"O Máskara" vai ganhar histórias em quadrinhos -que pegam carona no sucesso do desenho animado do personagem.
Os desenhos, impulsionados pelo crescimento da TV paga, também prometem ser grande fonte de licenciamentos.
A empresa mexicana Tycoon vai licenciar no Brasil todos os personagens do canal Cartoon Network, da Turner. Toda a turma da dupla Hanna-Barbera e "As Novas Aventuras de Jonny Quest" estão entre os licenciamentos.
A empresa prepara ainda a estréia mundial do desenho animado "O Laboratório de Dexter", que deve acontecer no Brasil em outubro.
A Exim já está trabalhando com o licenciamento de produtos ligados ao filme "As Aventuras de Pinóquio", que será lançado em 20 de dezembro.
Além disso, a empresa, que é responsável pelo licenciamento da série "Star Trek", vai comercializar o seriado australiano "Bananas de Pijama", com exibição prevista para março no SBT.
A empresa Marcas, que licencia produtos da apresentadora Angélica, fechou contrato com a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano.
Segundo Marcos Saraiva, dono da empresa, serão licenciados roupas, produtos de beleza e alimentos com a imagem da dupla.
Para Saraiva, quando a indústria consegue associar o perfil do personagem ao seu produto, as vendas registram um aumento médio de até 30%.
"Em alguns casos, as vendas chegam a dobrar o faturamento da empresa", afirma ele.
A Mauricio de Sousa Produções está trabalhando com o licenciamento da Turma da Mônica Baby.

Texto Anterior: Software para lojas chega ao mercado
Próximo Texto: Licenciamento ganha personagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.