São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
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CARTAS

"Comprei dois Fiesta 1.4 16V -um deles com todos os opcionais. Publicações especializadas testaram o modelo com rodas de liga leve, aro 14 e pneus 185/60. Mas, segundo um vendedor da Ford, a montadora não está entregando o carro com essas especificações. Gostaria de saber por que o consumidor não pode usufruir de um equipamento que é de série."
Edder Paulo Santini Trevisan (Ribeirão Preto, SP)
Resposta
Segundo a Ford, os carros usados em campanhas são mais completos (A209) e ainda não chegaram a ser comercializados.

* "Tenho um Opala Diplomata 92, a gasolina. Gostaria de saber o que devo fazer para aumentar a performance, qual a velocidade final e o consumo do modelo."
Orlando Fracalossi Junior (Ibitinga, SP)
Resposta
Segundo o preparador de motores Vinicius Losacco, o modelo tem relação final de marcha muito curta. Ele recomenda a instalação de pneus 225/65, aro 14, nas rodas traseiras. Com essa mudança, o carro vai conseguir um alongamento na relação câmbio/diferencial e ganhará em velocidade final.
A General Motors só dispõe de dados oficiais de consumo do Opala diplomata com câmbio mecânico. Na cidade, o modelo faz 6,7 km/l. Na estrada, 10,3 km/l. Atinge velocidade de 176 km/h.

* "Comprei um Tempra i.e. na concessionária Moderna, em setembro do ano passado. Desde então, o carro vem apresentando problemas. Alguns foram resolvidos e outros, não. Gostaria de saber qual o valor de mercado do meu carro depois de tantos problemas e serviços mal executados. Se eu pagar R$ 9.000, a concessionária me dá um Tempra zero km. Se pagar R$ 6.000, levo uma perua Tempra, modelo 95."
Flávio Augusto Claro Taubaté, SP)
Resposta
Segundo a Fiat, os reparos foram feitos pela concessionária Vita e o carro foi entregue em condições normais de uso.

Em contato com a Folha, o leitor confirmou as informações da montadora.

* "Comprei um Corsa Sedan GLS, em junho, na concessionária Nova, depois de várias cotações por telefone. Empolgado por supostamente ter feito um bom negócio, não dei por falta da guia de pedido. Ao retirar o veículo, percebi que o modelo não possuía ar-condicionado. Acabei levando um carro diferente do que me foi apresentado. Como não bastasse, ao retirar o plástico de proteção do espelho do quebra-sol, vi que ele estava quebrado. Mais: a direção trepidava ao ultrapassar 90 km/h e os fachos dos faróis estavam desalinhados."
Otto Juvenalle Filho (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo a General Motors, os problemas foram solucionados pela concessionária Nova. Quanto ao ar-condicionado, a montadora afirma que o cliente assinou o pedido do veículo sem o opcional.

Em contato com a Folha, o leitor afirmou que o carro continua desbalanceado e com problemas no farol. Disse ainda que, durante a cotação de preço, o vendedor teria garantido que o carro possuía ar-condicionado.

* "Tenho um Pointer GLi 1.8 que apresenta ruídos na direção quando faço manobras. Apesar de ter solicitado a verificação do problema na autorizada Múltipla, o carro continua com o defeito. Pedi também as cópias das ordens de serviço. Segundo o gerente da concessionária, elas só poderiam ser entregues com uma autorização da montadora. Posso concluir que não dá para confiar na Volkswagen."
Marisa Conceição Azevedo Fonseca (Belo Horizonte, MG)
Resposta
Segundo a Volkswagen, a concessionária Múltipla vai reavaliar o veículo e providenciar as correções necessárias.

* "Comprei um Escort GL em agosto do ano passado, na autorizada Paulivel. O carro apresentou um defeito na caixa de direção, confirmada pela revenda, na revisão dos 10.000 km.
Para a minha surpresa, a peça foi apenas recuperada. Com uma atitude dessa, a Ford desvaloriza seus produtos e ignora suas próprias normas de garantia. Gostaria de uma solução satisfatória para o meu caso."
Edelcio Cuencas (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo a Ford, a caixa de direção é formada por vários componentes, que podem ser substituídos, garantindo um perfeito funcionamento do conjunto.

* "Gostaria do endereço da fábrica italiana que fornece chassis e motores para os carros de Fórmula 1 da Ferrari."
Nilber Luis de Sousa (Resende, RJ)
Resposta
A Ferrari é também o fabricante de seus chassis e motores. O endereço, na Itália, é via Emilia EST, 1163, Modena, tel. (0039) 536941161.

* "Tenho uma picape Pampa, modelo 93. Desde que comprei o carro, venho tendo problemas com a bóia de combustível.
A concessionária Santo Amaro pediu que eu entrasse em contato com o serviço de atendimento ao cliente, que me disse ser impossível trocar a peça sem a apresentação de todas as notas fiscais referentes às revisões. Considero a atitude um desrespeito ao consumidor."
José Joaquim de Vita Castro (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo a Ford, o Centro de Assistência ao Cliente da montadora não tem conhecimento de qualquer fato semelhante ao reclamado pelo cliente. A montadora afirmou ainda que a garantia da Pampa é de 12 meses, a partir da data da venda, e o veículo do cliente já se encontra fora desse prazo, fato que impossibilita o atendimento na garantia.

* "Gostaria de saber o motivo pelo qual nunca encontro a cotação das caminhonetes das montadoras General Motors e Ford na seção de usados do caderno Veículos."
Waldomiro Fabiano (Bauru, SP)
Resposta
Segundo o Datafolha, esses modelos fazem parte da tabela de nacionais usados e seus valores são publicados frequentemente.
A maioria desses modelos é equipada com acessórios que não são de série. Esse fato eleva o preço do veículo e, por isso, não pode ser incluído na pesquisa.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou para o e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema apresentado foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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