São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esporte domina o verão nas Rochosas

SÉRGIO TEIXEIRA JR.
ENVIADO ESPECIAL AO COLORADO

A pergunta que fica sem resposta para quem vai ao Colorado é: os locais fazem esporte no verão de olho na temporada de esqui ou esquiam o quanto podem no inverno para estar em forma quando a neve derreter?
É esforço inútil escolher uma das teses. A saída é aproveitar as duas, como fazem os moradores de Aspen e Vail, badaladas estações de esqui que logo vão ter de adotar a classificação "sazonalmente correta" de estações de esporte.
E, no verão, opções não faltam: caminhadas, passeios de bicicletas pela cidade ou nas montanhas, passeios a cavalo, descida de rios em "raft" (bote) e caiaques, escaladas e golfe.
A infra-estrutura programada para o inverno é cada vez mais usada fora da estação.
Muitos dos teleféricos servem como condução montanha acima para os ciclistas adeptos do estilo "downhill", em que o objetivo é chegar à base da montanha no menor tempo possível.
Trilhas
Para quem gosta de ciclismo, mas não de radicalismos, as trilhas de bicicleta são os passeios mais indicados. Há pelo menos duas dezenas de trilhas diferentes que saem de Aspen.
Em média, o aluguel de uma bicicleta não sai por mais de US$ 10 por hora, e as lojas também alugam equipamento de segurança, incluindo as indispensáveis garrafinhas de água.
E, mesmo que você se considere uma pessoa em forma, jamais tente acompanhar o ritmo dos ciclistas locais.
Lembre-se que você está pedalando no coração das Montanhas Rochosas, a 3.000, 4.000 metros de altitude. Em uma altura dessas, a quantidade de oxigênio no ar chega a ser 30% menor.

Texto Anterior: Shopping center é passeio obrigatório
Próximo Texto: Música ajuda a manter glamour
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.