São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesca vira esporte com truta 'voadora'

'Fly fishing' usa 2.000 tipos diferentes de isca

SÉRGIO TEIXEIRA JR.
DO ENVIADO ESPECIAL AO COLORADO

"Pesca não é esporte". Essa é a frase apropriada para quem nunca teve uma truta como adversário.
Um dos principais atrativos para quem vai ao Colorado no verão é o "fly fishing" (algo como "pesca voadora").
Essa é a F-1 da pescaria, com suas roupas especiais e os mais de 2.000 tipos de iscas diferentes.
O objetivo, como em toda pescaria, é fazer o peixe morder a isca. Mas no "fly fishing" um dos principais pontos é caprichar na isca.
Todas são feitas a mão, e até pêlo de cachorro -para horror dos defensores dos animais- é usado para reproduzir as moscas comidas pelas trutas. Os modelos de isca variam de acordo com a região.
Em seguida, vem a roupa. Sobre a calça, usa-se o "wader" (pronuncia-se "uêider"), uma espécie de jardineira feita de material impermeável. O pescador fica o tempo todo dentro do rio, com água na altura das coxas.
Depois, vêm as botas, que têm solas de feltro. O objetivo é evitar escorregões, porque em geral o fundo dos rios propícios para o "fly fishing" é de pedregulhos.
Segredos
O segredo mais importante para não ter de inventar histórias de pescador é saber como manejar a vara de pesca -e isso requer prática e habilidade.
O movimento básico é dar um pouco de linha e balançá-la para a frente e para trás, para que a isca "voe" perto da superfície.
Os mais experientes costumam olhar a parte de baixo das pedras do fundo do rio para saber qual é a isca mais adequada.
Cinema
Criado pelos escoceses no início do século 17, o "fly fishing" ganhou projeção mundial com o filme "Nada é para Sempre" ("A River Runs Through It", 1992, direção de Robert Redford).
Nele, as sutilezas do esporte fazem parte do enredo: diferenças entre os irmãos Norman e Paul são ilustradas pelas diferentes habilidades de cada um na pescaria.
O filme é ambientado no Estado de Montana, que tem relevo e rios semelhantes aos do Colorado e também fica no oeste dos EUA.

Onde encontrar: Aspen: Oxbow Outfittng Co.: (0800) 421-1505; Aspen Trout Guide (970) 920-1050; Vail: Nova Guides: (970) 949-4232; Gore Creek Fly Fisherman: (970) 476-3296. Preço médio: US$ 160 pela excursão de quatro horas.

Texto Anterior: Aspen é badalada e atrai os famosos
Próximo Texto: Vail apaixona e tem infra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.