São Paulo, quinta-feira, 2 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Povo nômade é ameaça para o rali Dacar

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A 19ª edição do rali Dacar, pela primeira vez disputado inteiramente no continente africano, terá como principal desafio sair ilesa dos conflitos territoriais locais.
A competição, que cumprirá mais de 8.500 quilômetros em 15 dias, começa no próximo sábado, em Dacar (Senegal), vai até Agadez (Níger) e volta a Dacar, onde acontece a chegada, no dia 19.
A tradicional largada européia (em Paris, e, nos últimos anos, em Granada, na Espanha) foi deixada de lado para evitar zonas de conflito. O rali, dessa forma, foi limitado a apenas quatro países -Senegal, Mali, Níger e Mauritânia.
O fim da rebelião tuaregue, povo nômade do deserto que reclama regiões autônomas ao norte do Mali e de Níger, não afasta o perigo de que a caravana de competidores sofra ataques isolados.
"Temos certeza de que nenhum grupo organizado atacará", afirma Roger Kalnovich, da organização do rali, que se reuniu durante meses com as autoridades locais e os grupos tuaregues.
Mas ele reconhece ser impossível saber se rebeldes isolados ou que não respondam a qualquer facção conhecida atenderão à trégua.
Em Níger, inclusive, um representante do rali, que havia sido enviado para negociar com os rebeldes, voltou a pé após seu carro ser roubado no caminho.
Hubert Ariol, diretor da prova, prefere falar das vantagens do rali. "Todos esperam com ansiedade o retorno do Dacar, que servirá de trampolim para fazer o turismo voltar a funcionar na região."
Ariol se refere ao esforço dos organizadores para devolver Agadez ao percurso. A cidade, conhecida como capital dos tuaregues, foi descanso da caravana de pilotos nos primeiros anos do rali.
O Dacar deverá responder se a paz voltou mesmo à região após cinco anos de guerra.

Texto Anterior: WQS 97; Longboard; Açaí
Próximo Texto: Time brasileiro estréia na categoria carros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.