São Paulo, quinta-feira, 2 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Flávio José quer ultrapassar limites do NE

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

O cantor e compositor paraibano Flávio José, 45, faz sucesso no interior nordestino com músicas de forró.
Desconhecido no eixo Rio-São Paulo, o ex-funcionário do Banco do Brasil é um dos forrozeiros mais tocados nas emissoras de rádio dos Estados nordestinos, principalmente na Paraíba, em Pernambuco, no Ceará e no Rio Grande do Norte.
Ele tem agenda cheia o ano todo. Mas é durante as festas juninas que Flávio José faz mais sucesso.
Nos clubes, seus shows reúnem entre 8 mil e 15 mil pessoas. Nos shows em praça pública, o forrozeiro paraibano chega a reunir entre 20 mil e 40 mil pessoas, em cidades como Campina Grande e Itaporanga (PB), Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e Areia Branca (SE).
"Ele é uma das maiores expressões da música nordestina, do forró autêntico. É um fenômeno da música original", diz o radialista José Antônio Borges de Souza, 31, o "Tony Show".
Com 12 discos e quatro CDs gravados, Flávio José, é, para os padrões do interior nordestino, um dos campeões de venda.
Ele diz ter vendido 300 mil cópias dos quatro CDs e espera vender este ano 100 mil cópias do seu novo CD, que está gravando.
Flávio José afirma que, mesmo fazendo sucesso no interior nordestino, não consegue divulgar seu trabalho nos Estados do Sudeste por falta de espaço na mídia.
"Já batalhei muito por um espaço nos programas de TV em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas nunca consegui nada. Eles não dão chance ao meu trabalho", diz.
Flávio José criou seu próprio selo e, hoje, faz um trabalho independente.
Grava as músicas em um estúdio na cidade de Monteiro (300 km de João Pessoa) e em outro, em Recife. Ele manda fabricar os CDs em São Paulo.
Sucessos gravados por Flávio José "Quem Nem Vem-Vem", "Caboclo Sonhador", "Lembrança de Um Beijo" e "Quando Bate o Coração", foram regravados por Elba Ramalho, Fagner e Beto Barbosa.
Flávio José se apresenta sempre acompanhado de sua própria banda, formada por dez músicos e um casal de bailarinos.

Texto Anterior: Amazonas dita a trilha sonora do país
Próximo Texto: Bumba-meu-boi busca reconhecimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.