São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clube de desconto pode esconder golpe

DA REPORTAGEM LOCAL

Nas férias escolares aumentam as ofertas para a aquisição de títulos de clubes de descontos ou com sistema de tempo compartilhado em hotéis. Nessa época, é preciso tomar cuidados redobrados para não cair em golpes de publicidade dessas empresas.
Esses clubes oferecem ao associado um número de diárias gratuitas em determinado hotel ou desconto em redes credenciadas.
O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) alerta para os frequentes problemas que os consumidores enfrentam. A maioria das queixas é de não-cumprimento do contrato e não-devolução dos valores pagos.
Segundo Celma do Amaral, supervisora da área de serviços do Procon, também são numerosas as queixas sobre propaganda enganosa, dificuldade de conseguir vagas nos hotéis credenciados ou má qualidade de hospedagem.
"As empresas abordam pessoas nas ruas, em shoppings e prometem muita coisa para persuadir o público. É preciso levar o contrato para casa e analisá-lo antes de adquirir um título", diz Celma.
Golpes de publicidade são muito comuns. Alguns clubes oferecem diárias gratuitas, mas obrigam o cliente a pagar todas as refeições. Os valores cobrados muitas vezes acabam sendo equivalentes -ou superiores- a uma diária regular.
No ano passado, o Procon denunciou cinco clubes que causaram uma série de problemas aos clientes. Alguns casos, não-solucionados, foram encaminhados ao Decon (Departamento Estadual de Polícia do Consumidor).
"Mesmo depois da denúncia, o segmento continua forte no mercado, lesando o consumidor."
Nome protestado
A assistente contábil Renata Ferreira do Nascimento, 21, adquiriu o título da Sisbratur Beach & Country em junho deste ano e desistiu do contrato dentro do prazo de dez dias -estipulado pela empresa para a rescisão.
Ela diz que sustou os cheques. A Sisbratur, segundo ela, já havia repassado dois deles para uma empresa de factoring (que oferece dinheiro em troca de cheques pré-datados), que a protestou.
Renata registrou queixa no Procon. "Agora estou com o nome sujo por um erro que não cometi. Não caio mais no jogo desses clubes." A Sisbratur afirma que a resolução do caso cabe à empresa de factoring (veja texto ao lado).
Sem solução
Confusões sobre taxas que estão ou não incluídas no título do clube também são frequentes.
A assistente de vendas Alessia de Lourdes Franco, 25, recebeu um telefonema informando que ela havia ganho o título do Status Hotéis Club, com direito a diárias totalmente grátis em hotéis credenciados por cinco anos.
Ela foi ao encontro marcado e adquiriu o título por R$ 600 em fevereiro deste ano.
"No contrato havia uma cláusula que determinava que eu teria que me 'condicionar' a fazer todas as refeições no hotel. O vendedor informou que eu não teria de pagar taxa extra por isso", diz.
Quem vendeu o título a ela, segundo a Status, não era vendedor da empresa (veja texto ao lado).
Seis meses depois, ela afirma ter pesquisado vagas em alguns hotéis credenciados por meio da própria Status. "Disseram que eu teria de pagar R$ 25 por dia para as refeições, que são obrigatórias."
Alessia pediu o dinheiro de volta, alegando que havia sido vítima de propaganda enganosa. "A empresa disse que não podia fazer nada, então reclamei no Procon."

Texto Anterior: LIVROS JURÍDICOS
Próximo Texto: Empresa nega culpa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.