São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Masturbação é bom, mas você tem de encontrar a medida certa

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 13 anos e não me masturbava há mais de quatro meses. Resolvi me masturbar e, pela primeira vez, tive uma sensação muito boa. Só que não saiu esperma. Depois, meu pênis inchou um pouco no meio. O que houve? (nesse dia me masturbei três vezes seguidas)."
resposta
Essa sensação muito boa que você sentiu pela primeira vez é o orgasmo. A moçada é mais direta e chama isso de "gozar".
Normalmente, o "gozo" vem acompanhado da saída de esperma pelo pênis. Só que como você ainda está crescendo, é bem possível que seu corpo ainda não esteja produzindo o tal esperma. Com o tempo, ele aparece.
O orgasmo é uma sensação de prazer acompanhada de uma contração rítmica dos músculos da região genital (pênis, ânus e vagina).
Para alcançar o tal orgasmo é preciso uma combinação entre o físico e o emocional. As sensações têm de ser boas.
Uma coisa que muito garoto não sabe. Menina tem orgasmo e se masturba, como os meninos. Elas não ejaculam (liberam esperma). Mas a sensação de prazer é a mesma.
Como você está começando a sentir esse tal de orgasmo, vai precisar maneirar um pouco na dose. Não existe nenhum limite fixado, do tipo só duas ou três vezes por dia. Seu corpo e seu pênis é que devem servir de termômetro. Se o pênis está meio machucado, inchado ou doído é melhor dar um tempo, não é mesmo?
Aproveitando a primeira coluna do ano, um superabraço para a moçada que tem lido a gente e um ano de 97 com muita saúde.

Texto Anterior: Pranchas invadem praia sul-americana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.