São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia retira tropas da Tchetchênia

República terá eleição em janeiro

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo russo anunciou ontem o fim da retirada das tropas do país da Tchetchênia, quatro meses depois de firmado o acordo de paz entre russos, liderados pelo general Alexander Lebed, e independentistas tchechenos.
A intervenção da Rússia começou em 11 de dezembro de 1994. As estimativas do número de mortos variam entre 40 mil e 100 mil, a maioria civis. A Rússia chegou a ter 50 mil soldados envolvidos no conflito. Não há balanço oficial sobre as baixas russas.
Segundo os termos do acordo de agosto de 1996, a definição do estatuto da Tchetchênia permanece congelada até 2001, quando então será decidida que tipo de vínculo a república terá com a Federação Russa.
Eleições presidenciais e legislativas estão marcadas para 27 de janeiro. O partidos ligados aos guerrilheiros separatistas são os favoritos para comandar o governo de transição.
Durante esse governo, segundo os independentistas tchetchenos, seria reconhecida de fato a independência da república.

Texto Anterior: Fracassa reunião secreta 'Bibi'-Arafat
Próximo Texto: Guerrilha mata 16 em aldeia argelina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.