São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerrilha nega formar partido de esquerda

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Unidade Revolucionária Nacional da Guatemala (URNG) anunciou que vai formar um partido pluralista e descartou participar da vida política guatemalteca em uma agremiação de esquerda.
Em 29 de dezembro do ano passado, a URNG e o governo da Guatemala firmaram um acordo que pôs fim à guerra civil de 36 anos.
O ex-comandante guerrilheiro Jorge Rosales disse que a URNG não formará um partido de esquerda porque em suas "fileiras há uma grande diversidade de tendências e de crenças".
"Queremos formar uma ampla frente democrática, da qual possam fazer parte todas as formas de pensamento, uma alternativa real de poder", disse Rosales.
Segundo os termos do acordo de paz, as forças guerrilheiras devem desmobilizar suas tropas, entregar as armas e se integrar à vida civil 60 dias depois de que uma comissão de verificação das Nações Unidas seja instalada na Guatemala (o que deve ocorrer em fevereiro).

Texto Anterior: Cai prestígio de Menem
Próximo Texto: Judeus pedem boicote contra bancos suíços
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.