São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Sol da América nasce primeiro no Estado

TIAGO OLIVEIRA
ENVIADO ESPECIAL À PARAÍBA

A Paraíba é o primeiro lugar das Américas onde o Sol nasce. Nos 230 km de litoral do Estado, o Sol promove uma fusão de cores refletidas nas falésias, corais e matas.
O Sol nasce para todos, mas para quem vive na Paraíba ele nasce primeiro. Lá está o extremo oriente das Américas, mais exatamente a praia do Seixas, onde o Sol vagarosamente vai chegando para reinar durante todo tempo.
Mesmo no final do dia, o Sol continua sendo a atração principal. É nessa hora que casais de namorados e grupos de amigos vão correndo aos bares da praia do Jacaré vê-lo despedir-se ao som do "Bolero", de Ravel.
Se existe alguma palavra que defina o estado da Paraíba, essa palavra é sol, pois está presente em tudo e em todos os instantes.
Tanto na comida típica -a tradicional carne-de-sol é uma delas- quanto na música, é difícil escapar da influência solar.
Na Paraíba, dificilmente você deixará de escutar a letra do hino: "Somos a porta do Sol deste país tropical, somos a mata verde, a esperança, somos o sol do extremo oriental", composto pelo puxador de Carnaval Fuba.

Próximo Texto: Geografia motiva orgulho local
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.