São Paulo, quarta-feira, 8 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Real derruba preços de produtos

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os preços de roupas, calçados, bicicletas e eletroeletrônicos podem chegar ao final deste ano bem mais baixos e parecidos com os do Primeiro Mundo.
Esses produtos já custaram no Brasil mais do que similares comercializados nos Estados Unidos, Itália e França.
Agora, com a estabilidade da economia e a concorrência dos importados, o país começa a ter preços mais realistas.
Há casos de produtos que estão à venda nas lojas neste mês por preços até 27% menores do que os cobrados em janeiro de 1994. Na média, a queda está em torno de 20%.
A boa notícia é que no final deste ano o consumidor terá observado redução ainda maior, segundo lojistas, economistas e especialistas em varejo consultados pela Folha.
A redução de 27% nos preços foi verificada, por exemplo, na bicicleta Alluminum de 21 marchas. Em janeiro de 1994, ela custava R$ 410 na Lojas Cem. Hoje, ela pode ser adquirida por R$ 298.
"Pelo que estamos sentindo nas negociações com a indústria, a tendência é de os preços caírem ainda mais", afirma Natale Dalla Vecchia, diretor da Cem.
Outras reduções importantes de preços, diz, foram registradas nos fornos microondas, de 22,4%, no período, e nas TVs em cores de 20 polegadas, de 13,3%. "A indústria corre atrás da redução de custos e a competição está mais acirrada."

LEIA MAIS sobre preços na pág. 2-4

Próximo Texto: Dólar nos trópicos; Próximo passo; Classes emergentes; Em pílulas; Estratégia nacional; Primeiro mundo; Na xícara; Conserto do século - 1; Conserto do século - 2; No prelo; Venda bilionária; Diferença a cabo; Consumo maior; Na caixinha; Cacique novo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.