São Paulo, quarta-feira, 8 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ensaio integra série mundial

JOÃO BITTAR
EDITOR DE FOTOGRAFIA

As fotografias de Sebastião Salgado na "Rolling Stone" são imagens belíssimas, apesar de duras, que destacam a vida das "16 milhões de pessoas que vivem decididamente no Terceiro Mundo, enquanto 2 milhões vivem em circunstâncias de Primeiro Mundo".
Mostram cenas das ruas, prédios sendo construídos, poluição, meninos cheirando cola, presidiários, o pregão da bolsa, conjuntos habitacionais.
As fotos que compõem a reportagem já foram publicadas no Brasil pela Revista da Folha.
Salgado, considerado o nome mais importante da fotografia documental no mundo, está realizando um projeto de reportagens sobre as maiores cidades do planeta e publica esse material em algumas das principais publicações do mundo, como "El País" (Espanha), "Der Spiegel" (Alemanha) e "Paris Match" (França).
A Folha tem a exclusividade no Brasil e, por conta desse vínculo, serviu de "base de operações" durante os quase 60 dias em que o fotógrafo esteve aqui.
Aos 53 anos, ele mostrou disposição juvenil, acordando cedo e dormindo tarde e fotogrando sem parar.
Apesar de ficar comovido com as cenas que presenciou, Salgado, quando estava no carro, cantava sem errar músicas brasileiras, apesar de morar há mais de duas décadas fora do país. Suas fotos são de um estrangeiro com alma definitivamente brasileira.

Texto Anterior: "Rolling Stone" publica ensaio sobre SP
Próximo Texto: Dando um olé nos parangolés!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.