São Paulo, quarta-feira, 8 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música latino-americana ganha destaque em Curitiba

DEISE LEOBET
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Organizadores propõem resgate da música erudita da região

Música latino-americana ganha destaque em Curitiba
A música latino-americana é o tema deste ano da 15ª Oficina de Música de Curitiba, um dos mais tradicionais eventos de formação e reciclagem de músicos do Brasil.
A abertura aconteceu anteontem, às 21h, com a apresentação da Camerata Antíqua de Curitiba, na Ópera de Arame.
O evento foi criado em 1983 para dar continuidade ao trabalho dos festivais internacionais de música realizados na capital paranaense entre 1965 e 1978. A primeira oficina contou com a participação de 200 alunos.
A edição deste ano tem cerca de mil inscritos e oferece 88 cursos para estudantes e professores de música do Brasil e do exterior. O evento está dividido em duas fases.
Até 14 de janeiro acontecem os cursos de música erudita, com o 1º Simpósio de Musicologia Latino Americano e o 5º Encontro de Música Antiga.
Segundo Elisabeth Seraphim Prosser, uma das coordenadoras da área de música antiga, a intenção é resgatar a música erudita do Brasil e da América Latina que "raramente consegue espaço para ser executada".
Além de cursos práticos e debates sobre música colonial brasileira e latino-americana, serão apresentados concertos em diversos espaços culturais da cidade.
Curt Lange, músico alemão naturalizado uruguaio, um dos responsáveis pelo resgate de parte da música brasileira anterior ao século 19, será homenageado.
"A diferença entre a Oficina de Música de Curitiba e os outros festivais é que aqui o aluno é a prioridade", disse a coordenadora.
Todos os estudantes, assim como os professores, participam de concertos nos dias do festival.
Na segunda fase, entre 15 e 24 de janeiro, a MPB será destaque. Samba, bossa nova, música caipira e de raiz serão estudados na 5ª Oficina de Música Popular.

Texto Anterior: Verão de SP nos transporta ao livro de Bruno Schulz
Próximo Texto: Obras inéditas serão mostradas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.