São Paulo, quarta-feira, 8 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microtec Quest é boa opção para o trabalho e o lazer

EDSON MOREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O mercado vem acompanhando a tendência de se utilizar o computador em casa como um elemento de instrução e lazer, além do tradicional uso como ferramenta de trabalho.
Capacidade multimídia é a característica mais comum dessa tendência, atendida por configurações inovadoras no campo do entretenimento.
O computador Quest, da Microtec Digital, é uma dessas opções. Além de um sistema tradicional de multimídia, traz funções de fax, secretária eletrônica, rádio e TV e capacidade de reproduzir filmes gravados em CD-ROM (padrão CD-I ou formato MPEG).
O sistema é baseado num processador Pentium de 166 MHz, com algumas placas (leia texto nesta página) e programas especiais.
A maioria dos programas já vem instalada, ficando para ao usuário a instalação física do aparelho, o que é feito sem muitos problemas.
Navegador
O acesso aos recursos especiais se dá por meio do programa "Quest", um navegador de recursos com as opções Movie Player, Rádio/TV, Internet, BBS, Comunicação e Tutoriais.
Documentação on line e um sistema integrado de instalação em caso de perda de componentes fazem parte do pacote.
A característica mais impressionante do Quest é a recepção de rádio/TV, pelo sistema Video Highway. Com ele, o usuário pode manter uma janela em parte (ou toda) da tela com imagens de um canal de TV, uma rádio FM ou mostrando um filme reproduzido por videocassete.
O acesso aos controles de TV é feito por um sistema que imita um controle remoto tradicional. Há recursos para ajustes e programação dos canais favoritos.
Um modo de edição permite, por exemplo, congelar uma imagem para posterior gravação ou impressão. A captura de uma sequência de imagens não é possível.
O software de comunicação é bastante eficiente. Além de acesso à Internet e aos BBS (serviços eletrônicos de avisos), traz o "Supervoice", que comanda a secretária eletrônica, o fax e o acesso remoto.
A secretária eletrônica permite acesso a múltiplas caixas de correio e notificação por pager.
O fax possibilita envio, recebimento, mostra, impressão e armazenamento de faxes. Permite a implementação de fax-on-demand, uma função que dá acesso remoto a faxes por máquinas que não ficam ligadas constantemente.
No caso de um executivo em viagem, por exemplo, ele pode fazer uma conexão de seu notebook do hotel para sua máquina em casa e pegar faxes que tenham sido enviados para ele.
O "Supervoice" traz um miniservidor de BBS, que permite às máquinas externas enviar (e receber) arquivos para o Quest.
A exibição de filmes em tempo real só é possível pelos recursos oferecidos pelo sistema de controle de vídeo (ATI mach64).
Diferentemente da apresentação dos sinais de TV, os filmes mostrados pelo Movie Player são armazenados digitalmente em CD-ROMs em formato MPEG.

E-mail: edson@icmsc.sc.usp.br

Texto Anterior: HAL 'inicia' missão em 12 de janeiro
Próximo Texto: Monitor de 14 polegadas deixa a desejar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.