São Paulo, quarta-feira, 8 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grande obra; Mais trabalho; Preconceitos; Superficialidade; Lesado; Ranking do futebol; Boas festas

Grande obra
"Segundo alguns médicos que não aderiram ao PAS, a única grande obra de Maluf na área da saúde aconteceu somente após a sua saída da prefeitura.
É que com a divulgação da sua cirurgia Maluf provocou uma corrida aos consultórios de homens dispostos a fazer o constrangedor exame preventivo."
Jorge H. Singer (São Paulo, SP)

Mais trabalho
"Com relação às constantes críticas e ofensas proferidas pelo sr. ministro das Comunicações, Sérgio Motta, contra o ex-prefeito Paulo Maluf, gostaria de dar uma sugestão: cale a boca, ministro, e trabalhe mais para termos um sistema de telefonia celular decente e que acima de tudo funcione."
Adilson Carvalho de Almeida (São Paulo, SP)

Preconceitos
"É espantosa a quantidade e multiplicidade de preconceitos destilados pelo sr. Julio Celso B. Vargas ('Painel do Leitor', 3/1), que atingem não só seu alvo preferencial, o jornalista Matinas Suzuki Jr., mas muitos de nós.
Apesar das muitas mazelas sociais que ainda persistem por motivos vários, nossa Constituição qualifica discriminação e racismo como crime inafiançável e imprescritível.
Não se trata de qualquer deslumbramento, mas de reconhecer a seriedade, pública e notória, de um profissional competente, com uma história respeitável.
Senhor Julio Vargas, tenha a opinião que lhe aprouver, escolha viver onde e com quem quiser, mas saiba expressar suas escolhas sem ofensas a outrem. Sobretudo, não pense em nos obrigar a concordar com seu primitivismo grosseiro e inaceitável.
Outro ponto é se a Folha deveria abrir espaço para uma carta absurda como essa, em que pese sua intenção de ser plural e democrática.
Mas, nesse ponto, preferirei dirigir-me ao ombudsman, para propor que façam uma discussão interna a respeito dos limites desse pluralismo quando se trata de assunto referente a discriminação."
Roseli Fischmann, professora da Faculdade de Educação da USP -Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

Superficialidade
"Sou leitor assíduo dos editoriais da Folha, mas, francamente, penso que os editoriais de qualquer jornal se prestam mais a uma análise mais acurada de algum tema ou situação do que a um 'flash' superficial, como quem comenta um lance no futebol.
Em 'A boa saúde do Mercosul' (19/12), teria sido preferível não incluir o assunto em vez do 'comentário' pobre e desprovido de profundidade que nos enfiam goela abaixo."
Raul Ferreira de Araújo (Rio Branco, AC)

Lesado
"Como leitor e, a partir de agora, ex-admirador da Folha, sinto-me na obrigação de, ao mesmo tempo, alertar e denunciar: fui lesado.
Li na edição de 20/12 a seguinte informação mentirosa: 'Milton (Nascimento) não quis falar à imprensa em Ribeirão. Segundo a produção, a recusa se deve ao fato de ele ter ficado chateado com as notícias de que teria Aids'.
Milton Nascimento falou, sim, à imprensa em Ribeirão Preto. Eu vi, muitos viram e leram. Ele deu entrevista, também, à EPTV, emissora regional de televisão, retransmissora da TV Globo de São Paulo.
Como confiar num jornal que mente para os leitores que pagam e são enganados?"
Hermano Bueno de Sousa (Ribeirão Preto, SP)

Nota da Redação - Leia seção "Erramos" abaixo.

Ranking do futebol
"Gostaria de questionar os critérios utilizados na classificação do ranking dos clubes brasileiros, pois na pontuação está considerada a Copa Toyota -torneio não oficializado pela Fifa, ou seja, um amistoso disputado e patrocinado por uma empresa japonesa, enquanto outros torneios também não oficiais não foram levados em consideração."
Alberto Gomes Siglia (São Paulo, SP)
*
"Considero justo dar mais pontos aos títulos carioca e paulista, pois são campeonatos em que mais equipes têm chances de sagrarem-se campeãs, mas os valores foram superestimados.
Um clube de outro Estado, para conseguir os 436 pontos do Flamengo, teria que ser campeão mais de 62 vezes!
Também discordo do fato de a pontuação da Supercopa, uma competição que reúne apenas clubes campeões da Libertadores, ser menos valorizada que a Conmebol, um torneio de menor importância."
Alberto Felipe Klotz (Campinas, SP)

Boas festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: Grupo Pão de Açúcar; Med-Rio Check-up (Rio de Janeiro, RJ); Novo Tempo Operadora de Turismo & Eventos (São Paulo, SP); Daelim (São Paulo, SP); Soft Trade (São Paulo, SP); Instituto Gammon (Lavras, MG); Busa - Indústria e Comércio de Máquinas Agrícolas Ltda. (Guará, SP);; Relógios Rodbel (São Paulo, SP).

Texto Anterior: A quem interessa a privatização da Vale
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.