São Paulo, quinta-feira, 9 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bandeira indica pontos ruins em praias boas

JUNIA NOGUEIRA DE SÁ
ESPECIAL PARA A FOLHA

A partir do próximo fim-de-semana, 37 praias do litoral paulista onde a água do mar apresenta grandes variações de qualidade poderão receber bandeiras vermelhas indicando seus piores pontos, mesmo que elas sejam consideradas próprias para banho.
Nessas praias, identificadas pela Cetesb através da análise dos resultados dos últimos 11 anos, há principalmente rios, córregos e canais que desembocam na areia, trazendo esgoto não-tratado das casas.
Além das bandeiras, essas praias receberão placas indicando as condições gerais da água.
Quando elas estiverem satisfatórias (menos de 1.000 coliformes fecais por 100 ml de água), a placa terá uma tarja verde. Se estiverem impróprias para banho, a placa terá tarja vermelha.
Para estabelecer as condições dessas praias em que a qualidade da água varia, a Cetesb está fazendo análises diárias nelas. No total, são 40 pontos de praias localizadas especialmente no litoral norte.
O uso das bandeiras se justifica pelo tamanho de algumas dessas praias, diz o assessor da Diretoria de Controle Ambiental da Cetesb, Eduardo Lico.
"Quando se tem alguns quilômetros de praia, um rio poluído consegue atingir uma faixa de apenas 200 ou 300 metros. No restante, a praia está em condições boas de banho", diz ele.
Até o mês de dezembro, a Cetesb fazia apenas coletas semanais de água em 114 pontos de cem praias do litoral paulista.
A decisão de fazer coletas diárias surgiu para melhorar a informação sobre as condições das 37 praias sujeitas a variações.
As variações dependem principalmente do volume das chuvas, que carregam mais detritos para o mar, e do aumento da população flutuante nos feriados e nas férias.
(JNS)

Texto Anterior: Usuária diz que ônibus demora
Próximo Texto: Iporanga limita acesso a 140 carros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.