São Paulo, quinta-feira, 9 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incêndio em arquipélago é apagado

Fogo atingiu Abrolhos por 8 dias

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Marinha e voluntários apagaram no final da manhã de ontem o incêndio que desde o final do ano passado atinge a vegetação rasteira da ilha Redonda, no arquipélago de Abrolhos (sul da Bahia).
Pelo menos 140 filhotes de atobás, fragatas e grazinas morreram queimados nos últimos dias em consequência do incêndio, segundo o diretor do parque de Abrolhos, Hélio Bulhões, 42. O fogo destruiu ainda cerca de 200 ovos que estavam encubados e queimou pelo menos 700 m2 de vegetação rasteira.
A bióloga carioca Vânia Alves, que estuda as aves de Abrolhos, disse que o incêndio começou provavelmente no dia 31 de dezembro.
Ela afirmou que na noite daquele dia turistas soltaram fogos (sinalizadores marinhos) para comemorar a chegada de 97.
"Um dos sinalizadores caiu em um local onde a vegetação estava muito seca e o fogo se propagou rapidamente", disse a bióloga.
Segundo o diretor do parque, o combate aos focos de incêndio foi difícil devido à falta de material para combate às chamas.
Os técnicos acreditam que o número de aves mortas é maior. "Havia filhotes que ainda não estavam voando", disse Vânia Alves.

Texto Anterior: As polêmicas do novo regimento do Crusp
Próximo Texto: Vereador promove o filho que ele nomeou
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.