São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Jogo duro; Pequena lembrança; Irritação baiana; Números a granel; Ver para crer; Guerra de guerrilha; Lei da compensação; Jogando a toalha; Tamanho da fatura; Batendo o pé; Rede de intrigas; Tarefa árdua; A conferir; Público juvenil; Efeito novela; Nova escalação

Jogo duro
Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA) deu um puxão de orelha nos aliados, ontem, na reunião em sua casa. Disse que o compromisso, o interesse e o cronograma para votar logo a reeleição era um "compromisso" de todos e não apenas dele.

Pequena lembrança
Antes de receber os aliados para o almoço, Luís Eduardo desabafou com Serjão. Telefonou para o ministro, lembrando-lhe que não havia açodamento seu, mas interesse de todos os aliados, para votar a emenda reeleição. À tarde, Serjão foi a FHC.

Irritação baiana
Na conversa com Serjão, Luís Eduardo queixou-se de que o PMDB só cria problemas para se valorizar. No final do dia, saiu o compromisso do PSDB e do PFL de apoio à candidatura Michel Temer à presidência da Câmara.

Números a granel
Ao mesmo deputado, os três candidatos à presidência da Câmara fizeram previsão de quantos votos teriam. Prisco Viana falou em 170. Wilson Campos, em 240. Michel Temer cravou 270. Dá 680 no total. Detalhe: a Câmara tem 513 deputados.

Ver para crer
Iris Rezende (GO) rechaçou ontem a proposta do tucano Sérgio Machado para que ele retirasse a candidatura no Senado. Segundo o peemedebista, "só Deus" é pessoa capaz de fazer com que abandone a disputa.

Guerra de guerrilha
Jader Barbalho (PMDB-PA) substituiu Gilberto Miranda (AM), que foi para o PFL, por Fernando Bezerra (RN) na Comissão de Assuntos Econômicos. Miranda só fica na comissão se alguém do PFL ceder o lugar.

Lei da compensação
Para equilibrar forças na cúpula do PFL, Gustavo Krause (Meio Ambiente) será mantido no cargo. A ala pernambucana (Marco Maciel e cia.) e a catarinense (leia-se Bornhausen), acham que a baiana (ACM e Luís Eduardo) ganhou poder demais.

Jogando a toalha
O presidente do PMDB, Paes de Andrade, já prevê que a convenção do partido domingo deva recomendar voto a favor da reeleição. Por pequena margem.

Tamanho da fatura
De Almino Affonso (PSDB), sobre o PFL ser contra plebiscito ou referendo a respeito da reeleição: "Se isso acontecesse, o favor que o governo ficaria devendo ao partido seria bem menor".

Batendo o pé
De Maluf, sobre a tentativa do Planalto de tentar reabrir contato direto com ele, argumentando que a reeleição será aprovada: "Se estão tão confiantes de que emenda passará, por que procuram se aproximar de mim?".

Rede de intrigas
Um amigo de Maluf diz que ele está "triste" com Amin. O ex-prefeito avaliaria que o presidente do PPB quer ser ministro da Agricultura. E fazer FHC convencer o PFL a apoiá-lo em 98 para o governo catarinense.

Tarefa árdua
Amin diz achar "natural haver um clima beligerante" no partido na semana em que se trava a batalha da reeleição. "Vou administrar o dissenso, impedindo que alguém institucionalize a radicalidade", afirma o pepebista.

A conferir
Três deputados pepebistas ligados a Maluf (dois paulistas e um paranaense) acham que, se for aprovada a emenda da reeleição, será difícil que Amin continue na presidência do PPB.

Público juvenil
Covas anuncia na quarta dois programas de segurança prioritários. A polícia feminina ficará só por conta da vigilância escolar. E 40 policiais investigarão o tráfico nas escolas paulistanas.

Efeito novela
Empresários portugueses homenageiam Roberto Marinho, dono da TV Globo, com um jantar em Lisboa, dia 21, com o presidente Jorge Sampaio. Justificativa: "Maior divulgador da língua portuguesa neste século".

Nova escalação
A partir de amanhã o Detran paulista será dirigido por Orlando Miranda. Logo haverá troca mais importante na Polícia Civil.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Fernando Ferro (PT-PE), sobre o fim dos debates na comissão especial da reeleição:
- O governo encerra a fase do verbo e passa à fase da verba. Depois de usar a tropa de choque e a tropa do cheque contra o PPB.

Próximo Texto: Pergunta indiscreta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.