São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tire as dúvidas sobre a CPMF

. Quando começa e quando termina a cobrança da CPMF?
O BC e o Ministério da Fazenda confirmaram ontem que a contribuição começa a ser cobrada nas operações financeiras feitas a partir de 25 de janeiro. Será cobrada até 24 de fevereiro de 1998.

. Mas 25 de janeiro é um sábado. Se eu sacar dinheiro no caixa eletrônico vou pagar a CPMF?
Sim. Quem fizer saque nos caixas eletrônicos após as 20h do dia 24 (sexta-feira) já paga CPMF porque a operação entra na compensação do primeiro dia útil seguinte. No caso das demais operações financeiras, a cobrança começa no primeiro dia útil. Ou seja, no dia 27 de janeiro, segunda-feira.

. Quais operações estarão isentas da CPMF?
As isenções previstas na lei 9.311 são as seguintes: transferência de recursos entre contas com mesmos titulares (até dois); contas do setor público; saques de FGTS, PIS-Pasep e seguro-desemprego; e contas de entidades beneficentes de assistência social. O governo ainda estuda isentar as operações em Bolsas de Valores.

. E os salários?
Pensão e aposentadoria públicas até dez mínimos (R$ 1.120) terão um adicional de 0,20%. Salários até três mínimos (R$ 336) terão uma redução de 0,20 ponto percentual na contribuição.

. Saques da caderneta de poupança pagam CPMF?
A lei prevê compensação de 0,20% apenas para saques de valores que ficaram depositados por 90 dias ou mais. Para isso, o Banco Central criou a poupança trimestral a partir de 25 de janeiro.

. Será necessário abrir uma poupança trimestral?
A abertura dessa conta dará mais garantia ao poupador. O melhor, porém, é verificar que procedimento seu banco vai adotar. Alguns bancos poderão compensar a CPMF nos saques de depósitos em contas normais acima de 90 dias.

. Como faço para transferir os recursos da poupança mensal para a trimestral?
Se o seu banco pagar a CPMF para quem deixar o dinheiro depositado por mais de 90 dias, será vantagem permanecer na poupança mensal. Dessa maneira, não será necessário esperar 90 dias para ter os rendimentos creditados. De qualquer forma, a CPMF não será cobrada na transferência de contas do mesmo titular.

. Como será o crédito na poupança trimestral?
Será feito de 90 em 90 dias, na data de aniversário, mas contabilizado mensalmente sobre o menor saldo em cada mês.

. A transferência de recursos da poupança para conta corrente pagará CPMF?
Não. A contribuição será cobrada somente no momento do saque desse dinheiro da conta corrente.

. Os saques de dinheiro no banco vão pagar CPMF?
Sim. Todos os saques serão tributados.
A CPMF vai ser cobrada na restituição do Imposto de Renda?
Não, quando a restituição for recebida por meio de notificação da Receita Federal. Se a restituição for depositada na conta corrente, a CPMF será cobrada no momento do saque

. E como fica o cheque especial?
Quando se usa o cheque especial, fica caracterizado um empréstimo do banco ao cliente. Nesse caso, a CPMF será cobrada sempre que for usado o limite do cheque especial.

. Como ficam as transferências para fundos de investimentos?
Vão pagar 0,2% de CPMF quando deixam a conta corrente para serem aplicados e mais 0,2% no momento do saque da conta corrente.

. Posso transferir recursos para contas que tenho em outros bancos sem pagar CPMF?
Sim. A transferência pode ser feita desde que o titular ou titulares (até dois) tenham o mesmo CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Para isso, será necessário usar o DOC-D.

. O DOC-D será grátis?
Como o BC não proibiu a cobrança desse tipo de serviço, as instituições financeiras poderão cobrá-lo.

Texto Anterior: Bancos compensam caderneta trimestral
Próximo Texto: FH deve mudar MP das aposentadorias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.