São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
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Paulista-97 terá esquilo e pompons

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

A necessidade de modernizar o futebol, de recuperar o público, e as estratégias de marketing levaram a uma "americanização" do Campeonato Paulista de 1997.
Pela primeira vez o torneio terá um mascote oficial, um bichinho que será estampado em vários produtos licenciados pela Federação Paulista de Futebol (FPF), como camisetas, chaveiros, revistas, brinquedos etc.
Esse tipo de marketing, muito comum nos Estados Unidos, nunca foi bem aceito pelo público brasileiro. Mesmo na Europa, os mascotes não alcançam muito sucesso.
O animal escolhido, a partir de uma pesquisa com o público, foi o serelepe, uma espécie de esquilo brasileiro.
Na disputa, o Serelepe (nome oficial do mascote) venceu outras espécies mais associadas ao Brasil, como o lobo guará, a onça, o quati e a ariranha.
O Serelepe também poderá ser visto em campo no Campeonato Paulista, antes e nos intervalos das partidas.
O projeto foi desenvolvido pela Nova G Assessoria de Comunicação. A ilustração foi realizada por Toni Argolo.
O objetivo do personagem é aproximar o futebol do público infantil, garantindo assim a renovação das torcidas.
Numa outra concessão ao estilo norte-americano de espetáculo esportivo, o Serelepe se apresentará acompanhado por um grupo de garotas em trajes sumários, desenhados pela estilista Costanza Pascolato.
Essas paquitas do Serelepe, similares às "cheerleaders" dos EUA, executarão coreografias em campo, como a Macarena.
Essas e outras novidades do Paulista-97 foram apresentadas ontem pela Federação.
O torneio começa no dia 8 de fevereiro, com a partida entre Palmeiras e São José.
"O Paulista de 97 será marcado pela prestação de serviços ao torcedor de futebol", afirmou o presidente da federação, Eduardo José Farah.

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