São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trilogia desvenda o passado de Vader

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Agora em 97, George Lucas começa a desvendar ainda mais a figura implacável atrás do capacete preto, que todos conheceram no final dos anos 70 como o impiedoso Lorde Darth Vader.
A ascensão e queda de Anakin Skywalker, o cavaleiro Jedi que passou para o lado negro da Força, é o tema dos três filmes que o diretor deve começar a rodar neste ano. O primeiro, se possível, com sua mão na direção, após mais de 20 anos de jejum.
Segredo continua sendo a palavra-chave a respeito da produção. Ninguém sabe ao certo a história, muito menos quais serão os atores a protagonizá-la.
Mistério, aliás, já é tradição em se tratando da série. Lucas testou muitos trios para interpretar os personagens Luke, Leia e Han até se decidir por Mark Hammil, Carrie Fischer e Harrison Ford.
Para quem não sabe, "Guerra nas Estrelas", idealmente, é composto por nove filmes. O episódio que completou 20 anos e ganhou o subtítulo "Uma Nova Esperança" é o número 4 na série. Já as sequências "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno de Jedi" são os episódios 5 e 6, respectivamente.
Todo o universo relacionado aos filmes, segundo Lucas, foi escrito já nos anos 70. Ele teria abandonado a idéia inicial de contar a vida de Anakin Skywalker (os três primeiros episódios) com medo de que a ênfase no desenvolvimento de um personagem -não na ação- afastasse a audiência adolescente.
Lucas resolveu então realizar o episódio 4 e agora retoma o início de sua história no que já foi apelidado de "prelogia".
Anunciada também há quase 20 anos, a "prelogia" já rendeu muitas especulações. Hordas de fãs analisaram detalhe por detalhe dos filmes, roteiros, livros, entrevistas de Lucas e o que mais há de material sobre a série para adivinhar como serão os filmes.
Até agora sabe-se que muitas crianças já fizeram testes para interpretar Anakin na infância. Sabe-se ainda que a mãe dos gêmeos Luke Skywalker e da Princesa Leia, apelidada de Jovem Rainha, será uma das personagens principais. Mas não se sabe onde começa e termina cada episódio.
Uma versão possível é que o primeiro filme comece durante as "Clone Wars", sobre as quais há citações em todas a trilogia. Nesse período, a Velha República comandava a galáxia e os cavaleiros Jedi eram sua tropa de elite.
Dentro da República, no entanto, haveria disputas pelo poder, sendo um dos mais fortes concorrentes o senador Palpatine. Anakin começaria seu treinamento Jedi com Obi-wan Kenobi.
O episódio então mostraria a exposição dos personagens, a solução de um conflito (as "Clone Wars") e o início de outro -a luta pelo poder dentro da República.
No segundo filme, Palpatine começa a luta pelo poder por meio do lado negro da Força e do terror.
Anakin, que é um Jedi poderoso, cometeria todos os erros que seu filho não comete nos episódios em que protagoniza e começaria sua viagem para o lado negro da Força. Vendo seu inclinação para o mal, Obi-wan, seu mestre, tenta trazê-lo de volta. Não consegue e passa para um confronto.
Na batalha final, quando Obi-wan o considera morto, ele ressurge como o maligno Darth Vader. Nesse meio tempo, ele já se casou com a Jovem Rainha, a quem abandona antes de saber que ela está grávida.
Finalmente, o terceiro filme contaria a história da separação dos filhos gêmeos de Vader e da Jovem Rainha, da fundação do Império Galático -com a ajuda do poder de Vader, naquela altura mais máquina do que homem- e da destruição dos cavaleiros Jedi.

Texto Anterior: Morre no Rio barítono Paulo Fortes
Próximo Texto: Filme criou novos efeitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.