São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palestinos rejeitam atraso em saída da Cisjordânia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Representantes palestinos nas negociações com Israel rejeitaram uma proposta norte-americana de adiar até meados do ano que vem a retirada de tropas israelenses de áreas rurais da Cisjordânia.
Segundo um acordo anterior, a retirada deve ser efetuada até setembro deste ano.
"Israel propôs concluir a retirada da Cisjordânia em 1999. Nós rejeitamos. Ross (o enviado dos EUA Dennis Ross) propôs um acordo para o meio de 1998, o que também rejeitamos", disse o secretário-geral da Presidência palestina, Taieb Abdel-Rahim.
Os palestinos consideram as duas propostas uma violação do acordo de paz assinado em 1995.
Na interpretação palestina, o acordo de 95 prevê que Israel entregue 91% do território da Cisjordânia para o controle da ANP (Autoridade Nacional Palestina) 18 meses após a criação do Conselho Legislativo Palestino.
O conselho realizou sua primeira sessão no dia 7 de março de 1996.
O impasse está adiando a retirada de 80% das tropas israelenses de Hebron. Vivem na cidade cerca de 400 colonos judeus, entre mais de 100 mil palestinos.

Texto Anterior: Explosões ferem 13 em Tel Aviv
Próximo Texto: Brasileiro é o mais otimista, diz pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.