São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Avião da Embraer cai nos EUA e mata as 29 pessoas a bordo

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Um avião Embraer-120 (Brasília) de uma subsidiária da Delta Air Lines caiu ontem perto de Detroit, Michigan, Meio-Oeste dos EUA, com 26 passageiros e 3 tripulantes.
Segundo as primeiras informações, não houve sobreviventes. A região estava sob sua primeira tempestade de neve deste inverno.
O vôo 3272 da Delta Comair vinha de Cincinnati (Ohio) com destino a Detroit. A torre de controle de Detroit negou autorização para pouso ao piloto, possivelmente devido às más condições de visibilidade, e o orientou para dirigir-se a outro aeroporto, em Toledo, Ohio, a 24 km do local do acidente.
A temperatura na área era de -3°C e a visibilidade de cerca de 400 m.
Aviões Brasília constituem cerca de 29% da frota que opera em linhas regionais nos EUA.
As autoridades da aviação civil americana exigiram há cerca de dois anos que fossem feitas algumas modificações em todos os Brasílias em operação no país para que eles pudessem funcionar melhor em condições de clima com baixas temperaturas e neve ou chuva gelada.
A maioria dos passageiros era de homens de negócios que estavam retornando a Detroit depois de terem passado o dia em Cincinnati.
O acidente ocorreu por volta de 15h40 locais (19h40 em Brasília). O avião caiu sobre uma área rural, no condado de Monroe, perto da cidade de Ida, ao sul de Detroit. Nenhuma casa ou construção foi atingida no acidente.
Pilotos ouvidos ontem pela rede de TV CNN divergiam sobre a qualidade do Brasília. Alguns diziam que ele é "excelente" e outros que "não é confiável".

Texto Anterior: Saúde de Ieltsin é estável, diz Kremlin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.