São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Saiba escolher uma administradora

LEANDRO CONTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A administração de um edifício ou de um condomínio está deixando a "era amadorística" e se tornando cada vez mais profissional.
Afinal, é uma tarefa que exige cada vez mais preparo e informação. Síndicos despreparados que teimam em encarar esse desafio sozinhos acabam se arrependendo.
Por isso, 70% dos edifícios da cidade de São Paulo têm seus setores fiscal, jurídico e de recursos humanos controlados por empresas especializadas, segundo a Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios).
Escolha
Mas a escolha de uma administradora exige cuidados. Há mais de 300 empresas que prestam esse serviço só na Grande São Paulo.
Além disso, a profissão de administrador não é regulamentada. Ou seja, não sofre fiscalização oficial e qualquer pessoa pode se dedicar a essa atividade.
Para uma boa escolha, o melhor é sempre checar as condições de trabalho da empresa a ser contratada (veja quadro nesta página).
Hoje, há empresas oferecendo também a terceirização de funcionários, como faxineiros, porteiros e zeladores (veja texto abaixo).
Comuns em condomínios comerciais, a atividade atinge agora clientes nas áreas residenciais. Entretanto, essa solução não é recomendável em todos os casos.
"Não aconselho a contratação de empresas para trabalhar em prédios com até seis funcionários", diz José Roberto Graiche, 51, presidente da Aabic.
Segundo ele, como as empresas costumam pagar baixos salários e a rotatividade dos funcionários terceirizados é alta, isso compromete a segurança do condomínio.
Treinamento
Para melhorar seus serviços, as fornecedoras de mão-de-obra investem em treinamentos para seus funcionários. Na Standard, por exemplo, todos futuros faxineiros, zeladores e porteiros passam um curso básico de 20 horas.
O resultado tem agradado. Os moradores do edifício Sumaré Oeste, em Perdizes (zona oeste de SP), por exemplo, optaram há seis meses pela terceirização para resolver problemas que são comuns em prédios residenciais.
"Tínhamos porteiros que dormiam em serviço, Pagávamos muitas horas extras e nos preocupávamos com as faltas dos funcionários. Valeu a pena", diz o síndico Antônio Augusto de Oliveira.
Auditoria
A auditoria é outra opção para aqueles que gostam de planejar a administração do condomínio a longo prazo. A MVB, sediada em Campinas (SP), desenvolve projetos específicos para os imóveis.
"Ajudamos o síndico a manter o padrão de serviços e também o patrimônio do condomínio", afirma o diretor Mauro Villas Boas, 50.
A empresa faz um levantamento da vida útil das áreas comuns e calcula quanto deve ser cobrado, na taxa de condomínio, para essa manutenção. Um exemplo é o elevador. Com vida útil estimada em 15 anos, seu preço é dividido nesse tempo para os moradores. Quando a troca for necessária, haverá o dinheiro necessário em caixa.

Onde encontrar - MVB: Tel. (019) 231-3841; Grupo Standard: (011) 862-5222; Garantia Real; (011) 862-3126.

Próximo Texto: Mercado oferece opções de cursos de aperfeiçoamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.