São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como escolher uma administradora

LEANDRO CONTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A administração de um edifício ou de um condomínio está deixando a "era amadorística" e se tornando cada vez mais profissional.
Afinal, é uma tarefa que exige cada vez mais preparo e informação. Síndicos despreparados que teimam em encarar esse desafio sozinhos acabam se arrependendo.
Por isso, 70% dos edifícios da cidade de São Paulo têm seus setores fiscal, jurídico e de recursos humanos controlados por empresas especializadas, segundo a Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios).
Mas a escolha de uma administradora exige cuidados. Há mais de 300 empresas que prestam esse serviço só na Grande São Paulo.
Além disso, a profissão de administrador não é regulamentada. Ou seja, não sofre fiscalização oficial e qualquer pessoa pode se dedicar a essa atividade.
Para uma boa escolha, o melhor é sempre checar as condições de trabalho da empresa a ser contratada. Hoje, é possível também terceirizar funcionários, como faxineiros, porteiros e zeladores.
Comuns em condomínios comerciais, a atividade procura agora clientes nas áreas residenciais. Entretanto, essa solução não é recomendável em todos os casos.
"Não aconselho a contratação de empresas para trabalhar em prédios com até seis funcionários", diz José Roberto Graiche, 51, presidente da Aabic.
Segundo ele, como as empresas costumam pagar baixos salários e a rotatividade dos funcionários terceirizados é alta, isso compromete a segurança do condomínio.

LEIA MAIS sobre administração de condomínios na pág. 7-17

Texto Anterior: Medida agrada moradores
Próximo Texto: Terceirização é opção para residenciais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.