São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ventilador dá utilidade à decoração

Cresce uso do aparelho de teto

DA REPORTAGEM LOCAL

O ventilador de teto é um produto relativamente novo no mercado -passou a ser utilizado com mais ênfase há cerca de três anos-, mas já marca presença na decoração de muitas casas e apartamentos.
Além de ajudar a decorar o ambiente, o aparelho pode substituir o ar-condicionado com a vantagem de ser mais barato.
A arquiteta Fiorella Baggio, 37, diz que o ventilador de teto pode ser utilizado em qualquer cômodo da casa, da cozinha ao dormitório.
"É um bom recurso de decoração. Tem vários tipos de acabamento e pode compor um ambiente desde o country até um moderno 'high-tech'."
Quando utiliza o ventilador na decoração, Fiorella costuma pintá-lo da cor do teto, medida que impede o aparelho de se sobressair demais no ambiente.
Fiorella aconselha o uso mais criterioso dos ventiladores cujo acabamento contenha muitos floreios e cores fortes, como o dourado.
Nesses casos, fatalmente o ventilador vai "saltar aos olhos", o que é desaconselhável porque prejudica a decoração.
Área
Outra dica é usar um aparelho a cada 25 m2 de área, para manter a eficiência do aparelho, que deve estar no centro do cômodo.
Caso uma sala tenha mais de um aparelho, convém que eles fiquem bem alinhados. Normalmente, esses ventiladores são instalados na saída de luz do cômodo.
O arquiteto Carlos Faggin é mais cauteloso no uso do ventilador de teto. "São poucos os modelos que não agridem o ambiente", diz.
Para Faggin, muitos modelos "têm decoração rococó, coisas esquisitas que tendem visualmente para o grotesco".
Mas, na opinião do arquiteto, é eficiente na função de trocar o ar dos ambientes em locais em que a arquitetura não permite que isso seja feito adequadamente.
"Tem a vantagem de fazer também a função de exaustor, o que é importante sobretudo em locais onde as pessoas fumam."

Texto Anterior: Jardim da Saúde quer manter sossego
Próximo Texto: Aparelho possui três funções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.