São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Vitória partidária; Dois coelhos; Palácio S/A; Inflação peemedebista; Escala proibida; Cada um por si; Os senadores Caxias; Quinta coluna; Jogo pesado; Cunha na esquerda; Pelas bordas; Aceno promissor; Mau exemplo; Festa do cimento; Tática de risco; Desprendimento tucano

Vitória partidária
A convenção do PMDB, adiando a discussão sobre reeleição e recomendando voto contra, foi uma vitória de todo o partido, não só dos oposicionistas, e uma derrota do governo e do PFL.

Dois coelhos
A oposição do PMDB marcou posição contra a reeleição. Os governistas deixaram uma espada sobre a cabeça de FHC até as eleições da Câmara e do Senado, que terá que se empenhar mais pelos candidatos do partido.

Palácio S/A
Os parlamentares indecisos sobre reeleição apelidaram os palácios de FHC de Supermercado Planalto e Loja de Conveniência Alvorada. Explicação: "De dia você vai ao Planalto, onde FHC despacha; à noite, ao Alvorada, residência oficial".

Inflação peemedebista
Na avaliação de parlamentares governistas, o resultado prático da convenção do PMDB será aumentar o preço da aprovação da emenda da reeleição.

Escala proibida
O vôo 200 da Vasp ontem de São Paulo para Brasília estava cheio de convencionais do PMDB. Um passageiro não segurou a piada: "Se o avião parar no Carandiru (presídio paulista), 80% não continua viagem".

Cada um por si
Frase ouvida na convenção do PMDB, chamada de "Encontro da Unidade" por Paes de Andrade, presidente da legenda. "A unidade do PMDB é ser rachado por completo: de cima a baixo".

Os senadores Caxias
Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS) assistem todo dia à novela "O Rei do Gado" (Globo). Se um deles perde um capítulo, liga para o outro para saber o que aconteceu.

Quinta coluna
Amazonino Mendes (AM), senta praça em Brasília, a partir de hoje, para trabalhar com FHC pela reeleição. Depois de Amin, é outra defecção no time que Maluf julgava ter no PPB.

Jogo pesado
Íris Rezende (PMDB), que disputa a presidência do Senado com ACM, deu um recado claro para o governo, que julga estar trabalhando pelo baiano: liberou os convencionais de Goiás para votarem contra a reeleição.

Cunha na esquerda
O governador Miguel Arraes (PE) está ligando para os senadores de PSB para pedir votos para ACM (PFL-BA) na eleição para a Mesa do Senado.

Pelas bordas
Peemedebistas detectaram movimentação de articuladores da campanha da ACM (PFL-BA) para conseguir o apoio público do brizolista Darcy Ribeiro (PDT-RJ) ao baiano na eleição da presidência do Senado.

Aceno promissor
O PMDB assedia os tucanos convencido de que é alta a taxa de rejeição de ACM no partido. José Serra (SP), por exemplo, teria dito no plenário que não vota no baiano mesmo que FHC peça.

Mau exemplo
Ruralistas do Pontal do Paranapanema (SP) adoraram a fala do personagem Regino da novela "O Rei do Gado" (Globo), quinta, elogiando a fábrica de fécula de mandioca do MST na região. Ela está fechada há seis meses por problemas financeiros.

Festa do cimento
Na última edição do Informe Apeop (Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas), o editorial comemora a alta de 72,3% (R$ 2.656 mi para R$ 4.577 mi) em 97 no orçamento das estatais paulistas.

Tática de risco
O jogo de Ricardo Izar (PPB-SP) em favor da candidatura de Michel Temer (PMDB) é o seguinte: se o peemedebista se tornar presidente da Câmara, Izar ficaria em posição privilegiada na disputa pela liderança da bancada de seu partido.

Desprendimento tucano
Zulaiê Cobra Ribeiro (PSDB-SP) diz que nunca quis escolher uma secretaria específica do governo paulista. O que ela quer mesmo, diz, é apenas colaborar com o governador Covas.

E-mail:painel@uol.com.br

TIROTEIO
De José Genoino (PT-SP), sobre FHC, que teria acenado com a possibilidade de submeter a reeleição a referendo se ela fosse aprovada pelo Congresso:
- É marola. Se ele quiser mesmo o referendo, deve vir a público agora e dizer isso claramente. Presidente tem que agir.

Próximo Texto: Lembrança reveladora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.