São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unicamp tem a menor abstenção em 10 anos

CRISTIANE YAMAZATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os candidatos ao vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) fizeram ontem o primeiro dia de provas da segunda fase. Aproximadamente 14 mil vestibulandos responderam 24 questões dissertativas de português e de ciências biológicas.
O índice de abstenção de ontem foi de 6,46%. Segundo o professor Paulo Sérgio Franco Barbosa, coordenador do vestibular, esse foi o menor índice de abstenção registrado no primeiro dia da segunda fase nos últimos dez anos. Em 87, a abstenção foi de 5,3%.
Por volta das 13h, a chuva obrigou os estudantes que aguardavam o início da prova nas Faculdades Oswaldo Cruz, um dos locais de exame em São Paulo, a entrar no prédio.
Muitos candidatos confundiram o local de exame e tiveram de correr para a escola correta. Leonardo Battaglia, 17, foi um deles.
"Olhei errado e fui parar nas Faculdade Ibero-Americana. Sorte que cheguei lá com antecedência e acabou dando tempo de vir para cá", disse aliviado. Ele tenta engenharia de produção.
Já Hamilton Oliveira Xavier, 17, estava na Oswaldo Cruz quando descobriu que fazia exame na Ibero-Americana, outro local de prova em São Paulo, quando faltavam cerca de 20 minutos para o fechamento dos portões.
Pelo menos dois candidatos que acreditavam que iam prestar a segunda fase da Unicamp não puderam fazer a prova ontem.
Carolina Rodrigues da Silva, 17, que prestava artes cênicas, viu seu nome nos jornais e achou que estava classificada. Mas, na porta da Faculdade Ibero-Americana, descobriu que se tratava de outra candidata com o mesmo nome.
"Não havia nada na lista indicando que fosse uma homônima, como a Fuvest faz", disse Carolina, chorando. A lista publicada pela Folha trazia o número de inscrição após o nome do candidato.
O treineiro (candidato que não concluiu o segundo grau) da carreira de medicina Hugo Sakaguchi, 17, também descobriu que tem um homônimo.
"Apenas chequei o meu nome na lista de aprovados. Não conferi o número de inscrição. Aí fui lá dentro e me explicaram que o Hugo aprovado tem um número diferente do meu."
O candidato não estava muito preocupado porque ainda é treineiro. "Ainda bem que isso aconteceu este ano. No ano que vem, estarei atento ao número da minha inscrição."
Próximas provas
Hoje os candidatos fazem provas de química e história. Amanhã acontecem os exames de física e geografia. Na quarta-feira, último dia de prova, há exames de matemática e língua estrangeira.

Texto Anterior: Agricultura supera indústria
Próximo Texto: As provas de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.