São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
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Lazer americano é considerado o melhor

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Consumidores de países muito diferentes culturalmente entre si, como Chile, Hungria, China e Índia, concordam que os Estados Unidos são os melhores produtores de entretenimento do mundo.
Filmes, espetáculos esportivos, música popular e programas de TV feitos nos EUA foram considerados de alta qualidade por 41,5% dos quase 20 mil entrevistados da pesquisa Bozell-Gallup, realizada entre julho e setembro de 96.
A revista "Bussiness Week" divulgou recentemente que a movimentação de negócios da chamada indústria cultural nos EUA atingiu cerca de US$ 222 bilhões em 96.
Na pesquisa Bozell-Gallup, em segundo lugar, com praticamente a metade do grau de aprovação concedido aos EUA, ficaram os produtos de lazer do Reino Unido (com 20,5%). Em seguida, surpreendentemente, o Japão, com 19,8%, batendo dois tradicionais campeões na área cultural, a França (16,1%) e a Itália (13,6%).
Novela mexicana
A consulta sobre entretenimento, feita pela primeira vez em 96, mostrou que o México, embora grande exportador de programas de televisão, notoriamente de novelas, ainda não consegue produzir lazer de qualidade. Apenas 8,7% aprovaram o país nessa área.
A pesquisa não incluiu o Brasil, mas, como a cada ano são acrescentados novos tópicos e países, é possível que os entrevistados sejam consultados no futuro sobre entretenimento produzido por brasileiros, como música popular, esportes e programas de TV.
O México teria sido escolhido devido à grande comunidade de língua espanhola nos EUA e sua influência sobre a cultura norte-americana, diz Pedro Luiz Marcílio, gerente-geral da Bozell Brasil.
Uma das maiores surpresas do levantamento, segundo analistas da Bozell, seria a avaliação bastante positiva dos produtos de entretenimento do Japão e da Alemanha (que ficou em quarto lugar), países sem grande tradição de exportar música popular ou programas de TV. "É possível que os consumidores estejam agora considerando video games e outros produtos de alta tecnologia desses países como formas de entretenimento", diz Richard Burkholder, diretor da Gallup.
(CGF)

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