São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Quero banda eclética!; Aya May; A volta dos hippies; O último romântico; Contra a censura; Estudos verdes; Letras, urgente!

Aproveite este espaço para soltar suas opiniões. Pode elogiar e encher a bola do caderno, pode reclamar e xingar. Escreva!

Quero banda eclética!
"Vida de músico é dura!
A gente só entra pelo cano. Principalmente se você é uma guitarrista (é isso mesmo, UMA guitarrista!) que faz parte de uma banda onde os integrantes ficam correndo atrás do próprio rabo o tempo todo. Fiz parte de uma banda em que os rapazes mudaram várias vezes de estilo musical e ficaram perdidos feitos uma barata tonta para ensaiarmos os repertórios. Uma hora eles queriam tocar só rock nacional do Barão Vermelho, Titãs e Paralamas, porque o vocalista só sabia 'cantar' em português. Outra hora, quando houve a deserção do vocalista, eles queriam tocar hard rock internacional, tipo AC/DC e Deep Purple, e alguma coisa do Dire Straits e Iron Maiden. Em todas essas horas eu topei, porque queria pelo menos ter um pouco de experiência de grupo, tocando com outras pessoas. Queria uma banda na qual todos fossem cúmplices e que pudessem acompanhar um pouco meu raciocínio lento, mas descobri que essa banda tinha um raciocínio bem mais lento e perdido do que o meu.
Quando mudaram de idéia novamente, o baterista e supostamente líder da banda reclamou:
- Puta merda! Não quero mais ficar tocando música dos outros. Vamos fazer o nosso som.
Eu já tinha apresentado um bom material poético, que por sinal eles gostaram. Mas o que eles queriam é fazer a galera delirar, e ficaram com uma neurose de agradar as pessoas. Uma coisa que eles não conseguiram visualizar: primeiro a gente deve agradar a nós. Se eles querem agradar a gregos e troianos, então eles que vão tocar Gerasamba.
Quanto a mim, quero montar uma banda ou entrar numa, que queira tocar em vários lugares. Aí vai a convocação para todos aqueles músicos que curtem rock dos 60 aos 90, não importando o sexo. Minhas referências são: Beatles, Led Zeppelin, Deep Purple, Van Halen, Pink Floyd, Dire Straits, Eric Clapton, Oasis, Belly, Lush, Girlschool, Cranberries, Lita Ford e Police.
Com esforço, a gente pode abrir um espaço para o nosso som. Afinal, se tem espaço pra música ruim, tem que ter espaço para música boa, também.
Rock'n'roll na cabeça."

Aya May (av. Jabaquara, 1469, Loja 42, Bairro da Saúde, CEP 04045-900, São Paulo, SP)

A volta dos hippies
"Alô, galera. Espero sempre com muita expectativa o Folhateen todas as segundas-feiras, pois fico por dentro das diversas notícias da juventude. Por isso, parabenizo a redação deste supercaderno, pela ousadia e criatividade em traçar de maneira objetiva o perfil do jovem brasileiro.
Sugestões? Somente duas. Primeiro, que vocês façam uma matéria que abordasse o movimento hyppie, e em segundo explorar mais a situação do jovem nordestinos, pois vocês tem a tendência de se sectarizar, ou melhor, de serem muito sulistas, vocês não acham? Um cheiro!"
Marques, 25 (Fortaleza, CE)

O último romântico
"Editores do Folhateen, é a primeira vez que estou lendo este caderno e adorei, antes eu só lia o caderno Infoshop.
As coisas de que eu gostei: Daniela, de 20 anos, e Carolina, de 17 anos. Ambas responderam a pergunta "Você é a favor da realização da Olimpíada de 2004 no Rio?". Elas são lindas. Gostei também da carta da Cristiane, que foi publicada com o título "Indignação gospel". Ela dizia que quem não sabe sobre o assunto, não deve falar.
A única coisa de que não gostei foi do Tadeu Banzato, de 18 anos, que meteu bronca no jornal, defendendo os punks. Detesto punks. Senti falta de uma das minhas paixões, o rap. Falta também um correio sentimental.
P.S: Gostaria de ver o recado que está abaixo no jornal:
Renata, te amo!"
Tiago Alves B. Gonçalves, 16 (r. Marquês de Itu, 382, apto. 61, Vila Buarque, CEP 01223-000, São Paulo, SP)

Contra a censura
"Gostaria de agradecê-los pelas matérias abordando os grandes nomes do rock. Também quero reclamar contra essa onda de censura nos shows. Não consegui entrar no show do AC/DC porque eu tenho 13 anos, sendo que no Monsters of Rock entrei sem nenhum problema. Gostaria que vocês publicassem meu endereço para trocar correspondência com headbangers de todo o país. Amo de coração o Iron Maiden, Helloween, Metallica, Megadeth, entre outros."
Bruno Pereira de Lima Aranha, 13
(r. João Amaral Campos, 242, Jd. Aeroporto, CEP 13300-000, Itu, SP).

Estudos verdes
"Amazônia Urgente... vamos estudá-la, pessoal!
Sei que milhares de leitores do Folhateen se preocupam com a Amazônia e a estudam. Então, por que não formar com a turma que curte este caderno e a Folha como um todo o 'Clube do Amigo Teen da Amazônia'. Cartas para este modesto estudioso da Amazônia, que tem o orgulho de já ter lido livros sobre a região e navegado milhas por seus rios. Mandem cartas, livros, postais, jornais, tudo que tenha como tema a região amazônica (pode ser também a Amazônia da Venezuela, do Peru, da Colômbia, Bolívia, Guiana, Suriname, Guiana Francesa) Peço um favor: vejam o que existe de obra rara sobre a Amazônia na biblioteca municipal Mário de Andrade. Olhe no fichário ou peçam lista de computador. Quem disse que teen não curte estudar quando o tema é apaixonante???
Vamos formar um círculo de jovens estudiosos da Amazônia, englobando aspectos que vão da etnologia à geografia, da botânica à zoologia.
A ficha que você deve enviar para ser sócio é simples. Basta informar o seguinte: nome completo, endereço, área de interesse específico, livros que já leu sobre a Amazônia e dez outros que gostaria de ler, compromisso de que passará a ler pelo menos 6 horas por mês sobre a Amazônia e que visitará a região, pelo menos uma vez, nos próximos cinco anos.
Outro compromisso fundamental para os sócios: descobrir um amigo(a) na Amazônia para ampliar o intercâmbio. É preciso crescer em cada um de nós jovens o amor pelo Brasil.
Cartas para Caixa Postal 248, CEP 85601-970, Francisco Beltrão, PR."
Jorge Baleeiro de Lacerda, 26
(r. Guanabara, 233, CEP 85601-970, Francisco Beltrão, PR)

Letras, urgente!
"SOM! Muito som!
Adoro o Folhateen e gosto muito de música. Vocês publicaram uma carta em que o leitor pedia a publicação de letras de música. Concordo. Eu adoro dance music, reggae e os grupos de rock Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin. Publiquem letras de suas músicas, POR FAVOR!!!"
Márcio Rinaldi Rego (Araraquara, SP)

Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. E-mail: Folhateen@uol.com.br. Mande seu nome, idade, endereço e telefone.

Próximo Texto: Ninguém é garrafa para ficar se preocupando com o rótulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.