São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Celso Pixinga traz Blue Note para o Sesc Paulista

CASSIANO ELEK MACHADO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Em fevereiro de 1995, Celso Pixinga tocou no templo mundial do jazz, o bar Blue Note, em Nova York. A temperatura era de -20°C, mas a casa esteve lotada nas duas apresentações do baixista.
Quase um ano depois, o mesmo espetáculo chega a São Paulo.
Pixinga sobe ao palco do Sesc Paulista para lançamento do CD "Wake Up" (gravadora Paulinas-Comep), em apresentação única gratuita.
O sexto trabalho solo do artista reflete a visão de um estrangeiro. "A química do disco é norte-americana", diz Pixinga.
O repertório do CD foi escolhido para "representar o país". "Wake Up" reúne baião, jazz e samba, com pitadas de funk, ritmo predominante nos primeiros discos do músico.
A apresentação de hoje é fiel ao disco. Celso Pixinga, codinome de Celso Cláudio Cascarelli, toca apenas as oito faixas do CD com acompanhamento da mesma banda, a PX Band II.
Como em seus dois trabalhos anteriores, Pixinga dilui música instrumental com intervenções vocais das cantoras Cláudia Ferrete e Rita Kfouri.
Como as composições não têm letras, as vocalistas criam apenas um "padrão", que, de acordo com o baixista, tem a função de tornar as músicas mais acessíveis.
A técnica do "slap", na qual o instrumentista "estrala" as cordas do baixo, marca registrada dos primeiros trabalhos do músico, fica em segundo plano. Pixinga "slapeia" apenas no tema "Badulet".
"Pixinga é um dos poucos instrumentistas que sempre deu a cara para bater", diz o próprio Pixinga -que, como Pelé, se refere a si mesmo na terceira pessoa.
Ele se queixa do tratamento dado no Brasil aos músicos que seguem carreira instrumental.
Sua "arma secreta" é a escola Baixomania, que "permite que Pixinga pague suas contas", diz o músico, que já acompanhou nomes tão variados como Gal Costa e Jessé.

Show: Celso Pixinga
Quando: hoje,

Texto Anterior: Portinari tem pelo menos 200 falsificações
Próximo Texto: O melhor da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.