São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Exames médicos viajam pela Internet

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem já precisou realizar um exame médico sabe a via crucis que é preciso atravessar entre consultórios, hospitais, laboratórios, preenchimento de formulários, coletas de material para análise, ligações e fax para convênios e outras tarefas agradáveis.
Um sistema montado pela S-line -empresa com sede em Vitória, no Espírito Santo- quer colocar na Internet todo o tráfego de informações entre laboratórios, médicos e hospitais.
Com um sistema baseado na troca de pedidos de exame e entrega de resultados via e-mail ou pela Web, a S-line promete maior agilidade, menor custo e segurança para médicos e laboratórios.
O laboratório Fleury foi o primeiro a usar o sistema. Todos os 600 laboratórios conveniados ao Fleury estão usando a rede para receber os resultados dos exames de seus pacientes desde dezembro.
Cada laboratório conveniado tem uma senha de acesso para poder receber os resultados dos exames que podem ser lidos, impressos, catalogados ou analisados por meio de um software desenvolvido pela S-line.
Resultados mais rápidos
Segundo o laboratório Fleury, isso deverá eliminar a necessidade de impressão e envio dos exames, além de tornar os resultados disponíveis imediatamente após sua obtenção.
Em breve, o sistema permitirá que médicos e pacientes, desde que com suas respectivas senhas, tenham acesso aos resultados dos exames pela Internet.
"Em relação ao envio de resultados por fax, a Internet apresenta grandes vantagens", diz André Robic, assessor de comunicação da S-line.
"No tempo em que um fax é transmitido, é possível enviar quase 60 resultados pela Internet, ao preço de uma ligação local, em formato digital e com segurança."
A questão da segurança é enfatizada pela S-line.
Seu site (endereço em formato de página com textos, imagens e sons que podem ser pesquisados) na Web tem páginas restritas aos laboratórios e médicos participantes do sistema, protegido por protocolos de segurança.
"Futuramente, essa área permitirá aos laboratórios comprar materiais e equipamentos pela Internet", diz André. Segundo ele, outro plano da empresa é colocar ainda no primeiro semestre de 97 a possibilidade de transferência pela Internet de guias de convênios.
Como funciona
O sistema de e-mail corresponde a uma caixa postal de correio. Para receber as mensagens, o dono dessa caixa (no caso o laboratório ou médico) tem de abri-la com sua senha, como se fosse uma chave.
Para ter um e-mail, é preciso cadastrar-se em uma empresa que ofereça acesso à Internet -provedor de acesso.
O laboratório, por exemplo, liga pelo computador para o provedor, digita sua senha e recebe as mensagens na caixa postal.
Caso queira receber as informações pela parte multimídia da Internet -WWW-, o laboratório ou o médico tem de se cadastrar na S-line para receber senha especial.

Onde saber mais - S-line: tel. (027) 200-2797

Próximo Texto: Estabilizador tem preço reduzido; Empresa oferece condições especiais; Títulos em CD-ROM ficam mais baratos; Escola faz oferta para cursos de verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.