São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidente de trem mata 8 na Itália

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um trem de passageiros descarrilou na tarde de ontem na Itália, deixando oito mortos e 30 feridos. O acidente aconteceu próximo à estação de Piacenza, 50 km ao sul de Milão.
O trem, conhecido como "Pendolino", partira de Milão com destino a Roma quando quatro de seus vagões tombaram ainda em alta velocidade, segundo testemunhas.
O primeiro vagão foi rasgado de fora a fora. Os demais ficaram comprimidos, deixando os passageiros presos nas ferragens.
Testemunhas contam que o trem atingiu vários postes de eletricidade antes de parar, pouco depois de uma ponte sobre o rio Pó.
Entre os passageiros estava o ex-presidente italiano Francesco Cossiga, que escapou ileso. "Ouvi um barulho de impacto e imediatamente caí ao chão", disse.
Dois maquinistas morreram quando a locomotiva chocou-se com um pilar. Entre os outros mortos, acredita-se que estejam uma comissária, três policiais e dois passageiros.
Segundo redes de televisão italianas, a causa do acidente pode ter sido excesso de velocidade. O trem teria se inclinado após fazer uma curva muito rapidamente.
O tráfego de trens ficou bloqueado em ambas as direções do tronco norte-sul.
Para a polícia, não há indícios de que o descarrilamento tenha sido causado por sabotagem, como a colocação de objetos nos trilhos. Vários políticos haviam levantado essa suspeita por causa da presença do ex-presidente a bordo.
O "Pendolino" é um dos trens mais modernos da ferrovia estatal italiana. É dotado de um sistema de oscilação que permite fazer curvas em maior velocidade, graças a sua inclinação.
Capaz de alcançar 250 km/h, deveria percorrer o trecho do acidente a uma velocidade entre 110 km/h e 130 km/h. A viagem entre Milão e Roma leva quatro horas. Não estava prevista parada em Piacenza.

Texto Anterior: Governista admite eleição antecipada
Próximo Texto: Governista admite eleição antecipada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.