São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV conta vida de Deng

The Independent
de Londres

DO "THE INDEPENDENT"

O último capítulo de uma série da TV chinesa sobre a vida de Deng Xiaoping, 92, foi ao ar sem que se mostrassem imagens recentes do líder, cuja saúde estaria comprometida.
A série enfatizou os vínculos entre Deng e o atual presidente Jiang Zemin, que recebeu a liderança das mãos de Deng no fim da década de 80 e hoje é o escolhido do Partido Comunista para sucedê-lo também em carisma. Jiang fechou o último episódio elogiando Deng como "excelente marxista e comunista convicto".
A série enfatizou a contribuição de Deng para a abertura econômica da China durante os 80. Omitiu, porém, suas diferenças com Mao Tse-tung e visitas à ex-União Soviética.
Os protestos de 1989 na praça Tiananmen, em Pequim, reprimidos pelo Exército, foram mostrados brevemente e qualificados como "movimento político pouco usual".

Texto Anterior: Jackson quer casa escocesa
Próximo Texto: Suprema Corte analisa denúncia contra Clinton; Shevardnadze diz ter compromisso moral; Volta ao mundo em balão fracassa de novo; Escritor Hallier morre em passeio de bicicleta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.