São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itapuã perde beleza cantada por Vinícius

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL A SALVADOR

Passar uma tarde em Itapuã não tem mais aquela poesia da época de Vinícius de Moraes. A praia fica lotada mesmo durante a semana, as barracas invadem a areia, e as pessoas ocupam a água com o corpo, caiaques alugados ou bóias.
Por isso, as praias mais gostosas e limpas de Salvador são as que ficam depois do farol de Itapuã: Pedra do Sal, Stella Maris, Aleluia. São os locais em que a moçada se encontra no fim-de-semana sem poluir ou tirar a beleza natural.
Quem estiver de carro e com disposição para rodar alguns quilômetros a mais, há ainda praias mais afastadas da cidade, como as de Vilas do Atlântico, condomínio horizontal no vizinho município de Lauro de Freitas.
Fim-de-semana
A Pedra do Sal é bastante badalada nos sábados e domingos, mas um pouco deserta nos dias de semana, quando mulheres desacompanhadas podem ser assediadas se caminharem sozinhas pelos trechos mais ermos.
A informação é de Barbara Silva Monteiro, que costuma levar para lá o filho de um ano. Ela conta que já ouviu histórias de moças que passam por ali. "Como a praia tem muitas pedras, alguns homens desocupados ficam escondidos e falam putarias para as moças."
Mas o sossego pode ser alcançado para quem fica perto de alguma barraca. Como a Araçá Azul, também conhecida como barraca do francês. Uma das barracas da moda soteropolitana, ela apresenta músicos de blues ao vivo às quintas-feiras, entre 20h e 23h.
Enquanto você lembra as aventuras do Carnaval com os amigos, descansa o corpo e toma sol, pode comer nas barracas da orla pititinga (tipo de peixe) frita ou de lambreta. As porções custam cerca de R$ 3 em Pedra do Sal, Stella Maris ou Aleluia.

Texto Anterior: Wet'n Wild nasceu em 77
Próximo Texto: Fortaleza é o lugar ideal para descansar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.