São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ceará foi tema de enredo em 95

DA REPORTAGEM LOCAL

Com o enredo "Mais Vale um Jegue que me Carregue do que um Camelo que me Derrube...Lá no Ceará", a escola de samba Imperatriz Leopoldinense conquistou o bicampeonato do Carnaval carioca em 1995.
O enredo contava a história de uma expedição científica ao Ceará no século passado. Os expedicionários teriam provado a superioridade do jegue sobre o camelo.
Para entrar na avenida, a escola gastou R$ 1 milhão, dos quais R$ 200 mil foram doados pelo governador do Ceará, Tasso Jereissati.
Com a vitória da escola, teve início no Ceará uma campanha de valorização do jegue.
O padre Antônio Vieira enviou uma carta ao presidente Fernando Henrique Cardoso pedindo a criação do Dia Nacional do Jumento. Além disso, o padre liderou uma campanha pela construção do Memorial do Jumento em Fortaleza.
O animal ainda virou musa do movimento musical "jegue dance", que mistura elementos do forró e da dance music. O maior hit do gênero é a música "Rock do Jegue", de Genival Lacerda.

Texto Anterior: Para ir a Fortaleza
Próximo Texto: Praia imprópria ajuda parque aquático
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.