São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudante considera o país confortável

ANDRÉ LOZANO
DO ENVIADO ESPECIAL AO CANADÁ

Entre muitas outras razões, estudantes de várias nacionalidades escolhem estudar inglês no Canadá pelo fato de o país ser considerado confortável.
"Eu escolhi estudar no Canadá porque ouvi dizer que o canadense é educado, e o custo de vida, baixo. O Canadá é um país muito confortável", afirma a coreana Jung-Min, 25.
Ela deixou seu emprego de enfermeira na Coréia do Sul para estudar inglês e tentar uma nova carreira, a de aeromoça.
Mistura
O alemão Dirk Hamann, 27, preferiu voar de Frankfurt para Toronto, e não para um país mais próximo da Alemanha, como o Reino Unido, por causa do custo de vida mais baixo no Canadá.
"Na Inglaterra, o preço do curso de inglês seria equivalente ao do Canadá, mas o custo de vida nesse país europeu é muito mais alto", afirma Hamann.
"O interessante no Canadá é que existe uma mistura de gente de todas as partes do mundo", completa o alemão.
Brasileiros
A brasileira Karina Correia Francisco, 19, é aeromoça e resolveu estudar inglês em Toronto porque pretende trabalhar em vôos internacionais.
"A comida canadense deixa a desejar, mas a segurança e o conforto que Toronto oferece compensam essa falha", diz ela.
"O preço me fez optar por estudar inglês no Canadá. Enquanto pagaria US$ 4.000 por dois meses de curso em Boston (EUA), em Toronto paguei US$ 2.600", diz o curitibano Alan Busnardo dos Santos, 24.
Segundo ele, outra vantagem de estudar inglês no Canadá é que não há tanta concentração de brasileiros como nas escolas do Reino Unido e dos EUA.
"Isso faz a gente treinar mais o inglês", calcula.
Já a japonesa Kyoko Morikawa, 27, preferiu Montreal a Toronto "porque tem menos japoneses. Toronto e Vancouver têm muitos japoneses", afirma.

Texto Anterior: Pequenos furtos são frequentes
Próximo Texto: Visitante faz o café da manhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.