São Paulo, quarta-feira, 15 de janeiro de 1997
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Primeiro filme publicitário é 'coloquial'

DA REPORTAGEM LOCAL

"Explicação", o comercial que abre a campanha da W/Brasil para os 75 anos da Folha, traz como maior novidade o "senso de humor", segundo o publicitário Washington Olivetto.
Com texto de Alexandre Machado, "que nas horas vagas também é redator da 'Comédia da Vida Privada"', segundo Olivetto, a campanha de televisão usa fotografias dos presidentes brasileiros, desde Getúlio Vargas até Fernando Henrique Cardoso, com uma narração da história brasileira do período pelo ator Luís Gustavo.
Foi escrito "de uma maneira que todo mundo entenda". O resultado é que a campanha é "visualmente séria", como foram comerciais anteriores da Folha, caso de "Hitler", mas também "auditivamente coloquial".
Tem uma duração incomum para um comercial de televisão, 2min15s, "mas é tão envolvente, com a interpretação brilhante do Luís Gustavo, com as inflexões dele, que não parece".
Procurando manter a unidade com alguns "comerciais antológicos" anteriores, "Explicação", com fotos em preto-e-branco ampliadas para obter maior granulação, foi filmado em 35 milímetros pelo mesmo diretor de "Hitler" e "Collor Antes do Impeachment", Andrés Bukowinski.
Também recorre ao mesmo locutor dos filmes, Ferreira Martins, que lê o letreiro final: "Folha de S.Paulo. Há 75 anos tentando explicar esse país".
O filme está ganhando versões em outras línguas, para ser enviado a grandes jornais do exterior. Na opinião do publicitário Washington Olivetto, "é daqueles trabalhos que realmente dá para chamar de fora de série".

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