São Paulo, quarta-feira, 15 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sudeste deve ter mais enchente

DA REPORTAGEM LOCAL

A região Sudeste, a mais afetada pelas chuvas neste ano, está sujeita a mais enchentes que qualquer outra região do país nos próximos meses, segundo a meteorologia.
A área que inclui Minas, Espírito Santo, Rio e São Paulo é atingida, no verão, pela umidade da região amazônica, que passa pelo Centro-Oeste e pára sobre os Estados de Minas, Rio e Espírito Santo.
Quando as frentes frias vindas do sul atingem essa região, encontram-se com essa zona de umidade, provocando chuvas que podem durar até uma semana.
Segundo o meteorologista Carlos Fernando Lemos, 32, do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, essas zonas de umidade são chamadas zonas de convergência do Atlântico Sul.
Foi um sistema desse tipo que provocou as enchentes na primeira semana do ano. Segundo Lemos, não há como prever quantas vezes esse sistema vai se formar.
Na região Sul também ocorrem chuvas no verão, mas em forma de fortes pancadas, no fim da tarde.
A probabilidade de haver grandes enchentes é menor, porque, como a chuva não é contínua, o solo não fica saturado de água.
Essas chuvas são causadas pelas frentes frias e por nuvens que se formam sobre a Argentina e Paraguai. Quando os dois fatores coincidem, as chuvas aumentam. As grandes enchentes na região Sul, de acordo com Lemos, acontecem na primavera e início do verão.

Texto Anterior: MG confirma cinco casos de leptospirose
Próximo Texto: Contenção de gastos na saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.