São Paulo, quarta-feira, 15 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria quer exportar mais para AL

Mercado é pouco explorado

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Satisfeitos com o crescimento de 11% das exportações em 96, os fabricantes de calçados, que expõem atualmente suas novidades na Couromoda, querem ampliar suas vendas externas aos países da América Latina. Apesar da proximidade, a região representa somente cerca de 10% do volume exportado.
O grande importador continua sendo os EUA. Em 96, as importações norte-americanas de calçados brasileiros atingiram cerca de US$ 1,12 bilhão -mais de 70% das vendas externas.
Bem implantados no competitivo mercado dos EUA, onde a possibilidade de crescimento nas vendas é mais lenta, grandes fabricantes de calçados acreditam que a América Latina pode impulsionar suas exportações, sem descartar os mercados da Europa e Oriente.
A Azaléia irá ampliar em pelo menos 50% seus investimentos em marketing na América Latina em 97 e também fazer promoções em pontos-de-venda, afirma Geovani Sita Fagundes, gerente-nacional de vendas da empresa.
Motivo: as exportações para os países da região ficarão estáveis em 96. "Os concorrentes estão indo para lá. Precisamos reagir", diz.
A Grendene, que faturou R$ 438 milhões em 96 -aumento real de 30%- está registrando aumento de vendas na América Latina, diz Luiz Moroni, gerente de vendas, sem precisar o percentual.

Couromoda: até sexta-feira, das 10h às 19h, no Parque Anhembi, zona norte da capital.

Texto Anterior: Governo pode acabar com crédito rotativo
Próximo Texto: Produção deve chegar a 600 milhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.