São Paulo, quarta-feira, 15 de janeiro de 1997 |
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Sexo é o mínimo denominador comum
MARIA ERCILIA
O resultado do índice mais visitado da Internet está em rota de colisão com todas aquelas pesquisas de opinião em que os entrevistados declaram estar profundamente preocupados com cotações da bolsa e enciclopédias. Provavelmente o que acontece é que sexo é o mínimo denominador comum, talvez o único assunto que interessa a quase todo mundo. Num país pode-se -ainda- contar com uma maioria política ou religiosa, mas na Internet o único consenso que se obtém é o instinto. Mesmo assim, é impressionante que "sexo" e "conversa" (chat) praticamente dominem o ranking. Para milhões de pessoas, a Internet é apenas uma máquina de encontrar companhia. Mas se hits no Yahoo fossem dinheiro, a Netscape estaria rica. "Netscape software" está em quinto lugar, com 350.320 aparições (logo atrás de "Playboy"), e Netscape, em 32º, com 108.400. Microsoft aparece em 22º, com 128.940 citações. No liquidificador semântico do Yahoo, adjetivos, palavrões, marcas e nomes próprios se misturam sem a menor cerimônia, dando um retrato do caldo cultural da Web. É um misto de pin-ups (Cindy Crawford, Demi Moore), games e programas (shareware, Winzip, coisas grátis), pop/rock (Nirvana, Smashing Pumpkins), megamarcas (Disney, MTV) e muito sexo. A grande ausência é o esporte -mas "emprego" aparece em 27º, e "trabalho", em 28º. Aqui e ali, algumas zebras. Persian Kitty (www.persiankitty.com/), um manjado site de sexo, chegou ao 15º lugar. Isso é que é fama -sem um tostão de verba de publicidade. Só com pura quantidade e um solene mau gosto -é um site com mais de 800 links, todo roxo, com um gatinho no topo. Mas "polimialgia reumática" é o maior azarão, com 39.640 aparições. Excesso de digitação? E-mail: netvox@uol.com.br Texto Anterior: Quadro de Frans Post atinge valor recorde Próximo Texto: Mostra faz 'mix' de tesouros em Londres Índice |
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