São Paulo, quarta-feira, 15 de janeiro de 1997 |
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Paralamas foi o mais pedido na MTV Latina
LUIZ ANTÔNIO RYFF
Maior vitória foi colocar "Lourinha Bom Bril" -versão para um sucesso dos argentinos Los Pericos- na quinta posição, mesmo cantada em português. Para conseguir essas proezas, os Paralamas estão batalhando há uma década. Tudo começou com a força de vontade do grupo, sem o apoio da gravadora. Hoje, eles são uma prioridade da EMI para a América Latina. Com 1 milhão de cópias vendidas, os Paralamas são o grupo pop brasileiro de maior sucesso na América Latina. O álbum "Severino" (penúltimo da banda em estúdio) vendeu mais na Argentina do que no Brasil em números absolutos, já que o mercado vizinho é bem menor. O disco, que na Argentina se chamou "Dos Margaritas", vendeu 100 mil lá (disco de platina) e 90 mil aqui -onde não chegou a disco de ouro. A aventura na América Latina começou em 1986, época do disco "O Passo do Lui". Herbert não sabia espanhol e as músicas eram cantadas em português mesmo. "Em 1990, a gente viu que o espaço que a gente poderia conquistar cantando em português estava esgotado. Percebemos que era preciso cantar em espanhol e fomos bater na porta da gravadora", rememora o empresário dos Paralamas, José Fortes. A EMI bancou um projeto de compilação em espanhol voltado para o público latino. Hoje, já existem quatro discos específicos para o mercado latino -normalmente com 60% a 70% do material vertido para o espanhol. Todo ano, os Paralamas fazem turnê pela região -cerca de dez shows na Argentina, quatro no Chile, três na Colômbia, três na Venezuela, dois no Uruguai e um no Paraguai. Neste ano, o grupo vai em fevereiro ao Uruguai, Argentina e Paraguai. Em março, passa por Peru, Venezuela e Panamá. No segundo semestre os Paralamas se apresentarão no México. (LAR) Texto Anterior: Brasileiros podem conquistar França Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch Índice |
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