São Paulo, quarta-feira, 15 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paralamas foi o mais pedido na MTV Latina

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

No final do ano passado, a versão em espanhol da música "La Bela Luna", dos Paralamas do Sucesso, chegou ao primeiro lugar no Top 20 da MTV Latina, programa feito de acordo com a votação dos telespectadores. Uma façanha para um grupo brasileiro.
Maior vitória foi colocar "Lourinha Bom Bril" -versão para um sucesso dos argentinos Los Pericos- na quinta posição, mesmo cantada em português.
Para conseguir essas proezas, os Paralamas estão batalhando há uma década. Tudo começou com a força de vontade do grupo, sem o apoio da gravadora. Hoje, eles são uma prioridade da EMI para a América Latina.
Com 1 milhão de cópias vendidas, os Paralamas são o grupo pop brasileiro de maior sucesso na América Latina.
O álbum "Severino" (penúltimo da banda em estúdio) vendeu mais na Argentina do que no Brasil em números absolutos, já que o mercado vizinho é bem menor.
O disco, que na Argentina se chamou "Dos Margaritas", vendeu 100 mil lá (disco de platina) e 90 mil aqui -onde não chegou a disco de ouro.
A aventura na América Latina começou em 1986, época do disco "O Passo do Lui". Herbert não sabia espanhol e as músicas eram cantadas em português mesmo.
"Em 1990, a gente viu que o espaço que a gente poderia conquistar cantando em português estava esgotado. Percebemos que era preciso cantar em espanhol e fomos bater na porta da gravadora", rememora o empresário dos Paralamas, José Fortes.
A EMI bancou um projeto de compilação em espanhol voltado para o público latino. Hoje, já existem quatro discos específicos para o mercado latino -normalmente com 60% a 70% do material vertido para o espanhol.
Todo ano, os Paralamas fazem turnê pela região -cerca de dez shows na Argentina, quatro no Chile, três na Colômbia, três na Venezuela, dois no Uruguai e um no Paraguai.
Neste ano, o grupo vai em fevereiro ao Uruguai, Argentina e Paraguai. Em março, passa por Peru, Venezuela e Panamá. No segundo semestre os Paralamas se apresentarão no México.
(LAR)

Texto Anterior: Brasileiros podem conquistar França
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.