São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

67% dos senadores apóiam reeleição

CLÓVIS ROSSI
DO CONSELHO EDITORIAL

Se aprovada na Câmara, a emenda da reeleição para o presidente Fernando Henrique Cardoso será igualmente aprovada pelo Senado, conforme mostra pesquisa feita pelo Datafolha junto a 67 dos 81 senadores.
São a favor da reeleição para FHC 44 senadores ou 67% dos pesquisados. Para ser aprovada, uma emenda constitucional precisa de 60% dos votos (ou 3/5 dos parlamentares de cada Casa do Congresso).
Votarão contra 13 senadores. Os outros 10 pesquisados deram outras respostas (5) ou disseram que o voto depende de orientação ou convenção de seu partido.
A pesquisa foi feita entre 8 e 14 de janeiro, ou seja, até a última segunda, o que significa que reflete só parcialmente as consequências da crise entre o PMDB e FHC.
No PMDB, o foco hoje da crise em torno da reeleição, 11 dos 16 senadores consultados votarão a favor da reeleição para FHC; 2 votam contra e 1 espera a orientação do partido.
Nos outros partidos da base governista, a situação é semelhante: 18 pefelistas votam a favor, 2 contra e 1 espera orientação do partido. No PSDB, 8 a favor e 1 contra.
Na oposição, o PT vota unido contra a reeleição (cinco senadores consultados). Mas, no PPB de Paulo Maluf, dois votam a favor e dois contra.
Prefeitos e governadores
Os senadores são favoráveis, na mesma proporção (66%), à reeleição também para os atuais governadores e os atuais prefeitos.
Uma maioria ligeiramente inferior (58%) quer que a questão da reeleição fique restrita exclusivamente ao Congresso Nacional.
Mas 15% preferem decisão exclusiva em plebiscito, ou seja, o eleitorado seria chamado, antes do Congresso, a opinar sobre a reeleição. Outros 15% escolhem o referendo, uma consulta aos eleitores depois de o Congresso ter votado.
A curva de evolução da opinião dos senadores é significativa: em março de 1995, apenas 54% eram favoráveis à reeleição para o atual presidente. Porcentagem, portanto, insuficiente para aprovação de emenda constitucional.
Em outubro do ano passado, repetiu-se, basicamente, a porcentagem (53%), mas, agora, houve o salto para 67%, acima do quórum necessário para aprovação.
Curva semelhante, embora menos pronunciada, repete-se em relação à reeleição dos atuais governadores e prefeitos. O apoio passa de 51% em outubro de 96 para os 66% de agora, em relação aos governadores, e de 54% para 66%, no caso dos prefeitos.
O número de senadores totalmente decididos, seja quanto à reeleição do presidente como de governadores e prefeitos atuais, é parecido, em torno de três de cada quatro consultados.
O Datafolha comprometeu-se com os pesquisados a não divulgar os nomes.

Texto Anterior: Governo propõe "votação a prestações" para reeleição
Próximo Texto: Veja a opinião dos senadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.