São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Omstrab" tenta repetir em SP sucesso da Bienal de Lyon

Fernando Lee discute relações de trabalho em sua coreografia

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Inicia temporada hoje, no Teatro Sérgio Cardoso, "Omstrab", de Fernando Lee. O espetáculo, interpretado por cinco rapazes no papel de peões de obra, foi um dos maiores sucessos de público da Bienal de Dança de Lyon.
A Bienal teve o Brasil como tema e se realizou em setembro passado na França.
Produto de uma pesquisa que o coreógrafo vem realizando, "Omstrab" teve como proposta inicial explorar a movimentação e os sons produzidos em ambientes de trabalho.
Sem trilha sonora pré-gravada, o espetáculo usa apenas os recursos vocais e percussivos do elenco.
Coreograficamente, os bailarinos-atores procuram realizar uma síntese entre o gestual cotidiano do homem urbano, danças populares e ritmos como rap e funk.
Lavoura
Procurando se livrar de folclorismos, os rapazes de "Omstrab" promovem um caos hilariante no palco. Seus personagens representam trabalhadores de regiões secas que abandonaram suas lavouras e foram obrigados a migrar para a cidade grande.
A partir desta situação inicial, expressam seus amores e inseguranças, numa sociedade que impõe estereótipos masculinos de comportamento.
"Um grupo marchando, correndo, respirando junto, cantando junto, onde ora vozes e movimentos se sobressaem, ora solos, ora conflitos, talvez uma luta. 'Omstrab' é um exercício em forma de movimento e uma dança em forma de exercício", explica o coreógrafo.
Ex-bailarino de grupos como o Ballet Stagium e o Balé da Cidade de São Paulo, Lee também participou de produções teatrais. De 1988 a 1989, morou na Holanda, onde criou o solo "Café".

Espetáculo: Omstrab, de Fernando Lee
Quando: de hoje a 2 de fevereiro, às 21h
Onde: teatro Sérgio Cardoso (rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, zona central; tel. 011/288-0136)
Preço: R$ 15

Texto Anterior: Gabriel Borba deixa isolamento para mostrar seu 'cinza iogue'
Próximo Texto: Romântico ao extremo, Fábio Jr. quer só pegar na mãozinha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.