São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMDB 'deve' quase 150 cargos ao governo

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PMDB barrou a votação da emenda da reeleição na Câmara, mas até agora não devolveu nenhum quase 150 cargos de segundo e terceiro escalões que tem no governo federal.
O porta-voz Sergio Amaral foi claro na última terça-feira: "Se o PMDB optar por não mais apoiar o governo, não faz sentido que ele fique no governo, e o partido saberá, então, retirar-se do governo e dos cargos que ocupa".
Líder da articulação contra a votação da reeleição, o senador Iris Rezende (GO) fugiu do assunto: "Ministro é assunto do presidente. É ele quem decide". Questionado sobre as indicações que fez, respondeu: "Tenho dois ou três cargos no Estado". Ele realmente tem poucos, mas o seu grupo controla 15 cargos federais em Goiás.
O governo já tem pronta uma lista de 150 cargos preenchidos pelo PMDB. Se permanecer o impasse na votação da reeleição, podem começar as demissões.
O ministro Sérgio Motta (Comunicações) deu um aviso ao PMDB do Mato Grosso em audiência com os deputados do Estado anteontem. A deputada Teté Bezerra, mulher do senador Carlos Bezerra, ouviu o recado constrangida.
Segundo relato dos presentes, Motta afirmou que, aqueles que têm os benefícios, devem colaborar quando o presidente precisa. Depois disse para a deputada avisar ao senador que ele deveria se "enquadrar". Caso contrário, seus afilhados seriam demitidos.
Bezerra indicou o superintendente do Incra, o chefe do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) e um diretor da Telemat (Companhia Telefônica do Mato Grosso) no Estado.
Além disso, foi o responsável pela maioria das liberações das verbas do Orçamento para o MT. O governo terá dificuldade para fazer algumas demissões, porque nem sempre os padrinhos são identificados. Há casos em que bancadas de vários partidos fazem uma indicação, quando o padrinho é, na verdade, apenas um parlamentar.

Texto Anterior: O mapa dos conchavos
Próximo Texto: Os cargos do PMDB no governo FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.